Quantas vezes isso aconteceu com você? Você está na fila do supermercado ou de outra loja quando algo chama sua atenção graças a uma tela colorida ou graças a uma prateleira supermercado estrategicamente posicionada.
Talvez seja apenas um pacote de chiclete ou um acessório para o seu dispositivo eletrônico favorito, mas você o pega quase sem pensar e compra junto com o que já estava na sua cesta.
Se isso soa familiar, você não está sozinho, e isso não é por acaso. Esse tipo de tela é chamado de ponto de venda ou ponto de compra, e os varejistas há muito tempo aproveitam seu poder.
O que são displays de ponto de compra?
Os displays de ponto de compra — a prateleira loja é um deles —, são itens promocionais na loja projetados para chamar a atenção dos clientes no ponto de venda a varejo, ou seja, checkout.
Os displays podem assumir a forma de banners pendurados, pôsteres, displays retroiluminados, displays na parte superior do balcão e muito mais.
Eles podem exibir produtos reais ou ser usados simplesmente para gerar conhecimento e interesse em um novo produto ou marca.
A única coisa que permanece constante: eles são melhores quando recebem a atenção das pessoas. Os displays personalizados permitem que você crie sua mensagem especificamente para o público-alvo desejado.
Os benefícios das exibições personalizadas de pontos de compra
Confira, a seguir os benefícios dos displays de em um ponto de compra:
- Aumentam o reconhecimento da marca;
- São versáteis;
- São acessíveis;
- Impulsionam as vendas.
1. Aumentam o reconhecimento da marca
Hoje, os consumidores são bombardeados com mais informações do que nunca na história da humanidade. Com uma exibição personalizada, como produtos top de linha em um Display de madeira no meio da loja, você cria uma mensagem tátil real que atende aos consumidores onde eles já estão.
Os displays na loja são, portanto, cruciais para criar uma experiência holística da marca.
2. São versáteis
Com os projetos personalizados da moderna tecnologia de impressão digital, pequenas tiragens e até testes para monitores na loja estão mais fáceis do que nunca.
Você pode criar seus displays usando as informações mais atualizadas sobre o que é eficaz, o que é atual e o que está chamando a atenção dos consumidores em termos de forma e função.
3. São acessíveis
A tecnologia moderna também significa que você pode fazer com que um orçamento limitado traga um retorno fantástico sobre o investimento.
Os displays impressos personalizados feitos de materiais como vinil ou papelão ondulado têm uma vida útil impressionante e possuem todo o apelo visual e funcionalidade de equipamentos de varejo permanentes (ou seja, caros).
4. O ponto de compra impulsiona as vendas
Os displays, assim como gondola expositora, são cruciais para orientar a experiência do cliente e impulsionar as vendas que você precisa para prosperar.
Ainda, os displays aumentam as vendas de lanches, salgados, bebidas carbonatadas e outras compras por impulso. Monitores personalizados no corredor ou nas tampas finais são impulsionadores eficazes das vendas de cosméticos, produtos de limpeza e brinquedos.
Práticas recomendadas para ponto de compra
Confira, a seguir, algumas dicas de como fazer a melhor comunicação visual na sua loja.
1. Seja ousado e exclusivo
Sua faixa de gondola pdv deve ser mais do que atraente; deve ter atenção exigente. Cores ousadas, formas personalizadas, fontes grandes — quanto maior e mais exclusivo, melhor.
2. Tente torná-lo interativo de alguma forma
É mais provável que as pessoas se envolvam com uma exibição de varejo se pedir que elas se envolvam. Inclua um código QR, tela sensível ao toque, cupons destacáveis, caixa de depósito para cartão de visita e até jogos interativos. Tudo o que leva as pessoas a se envolverem ativamente com uma exibição é bom.
3. Não esqueça um texto bem elaborado e vendedor
Imagens nítidas e design interativo são cruciais, mas isso não significa que você pode negligenciar o texto.
Como em toda publicidade, o texto da sua tela deve enfatizar os benefícios de um produto e não os recursos (“economiza tempo” é melhor do que “passa rápido”).
O texto deve ser pessoal e incluir apelos emocionais. Mais importante ainda, a cópia deve incluir uma chamada à ação (CTA – Call to action): “Pegue uma”, “Compre agora”, “Puxe aqui” ou qualquer outra coisa que solicite uma demanda.
Esse tipo de CTA realmente tem resultados muito positivos em uma campanha de marketing visual.
Enfim, procure por empresas que trabalhem com Gôndolas em fortaleza ou na sua localização e solicite orçamento para implementar a comunicação visual na sua loja o quantos antes e aumentar as suas vendas. Pense nisso!