As chapas de impressão são usadas para transferir imagens e texto para a superfície em que você deseja imprimir.
Sejam sacos impressos, revistas, catálogos ou roupas, geralmente é usada alguma forma de chapa de pead ou bloco de impressão.
Como a placa é exclusiva da imagem ou do texto que ela contém, faz sentido que ela possa ser usada apenas para imprimir esse trabalho artístico específico. É por isso que, se você fizer as menores alterações na próxima impressão, será necessária uma nova chapa.
A boa notícia é que as repetições da mesma mensagem impressa podem usar a mesma placa de policarbonato alveolar, o que significa que não há carga na placa na segunda vez.
Por que você precisa pagar pelas chapas?
Geralmente, existe um custo único para chapas, independentemente da quantidade que você está solicitando, se você é um novo cliente ou está solicitando um design totalmente novo.
Isso é algo a ter em mente se você estiver fazendo cotações — se os custos de placa de policarbonato não forem mostrados, pergunte sobre eles. Você não quer ter surpresas desagradáveis.
Sua especificação de impressão é o que determina o custo de suas chapas de impressão — como seria de esperar, uma impressão colorida significa chapas mais caras do que um simples logotipo em uma sacola comum.
O número de cores que você usa também afetará isso — quanto mais cores de impressão, mais chapas são necessárias usar para obter seu design.
Isso significa que uma etapa importante do processo é ter certeza de que o design em que você assina é o que você terá prazer em usar novamente para pedidos repetidos — ou, se for um pedido único, gastar uma quantidade grande o suficiente para fazer a compra de chapas parece valer a pena.
Dessa forma, você sabe que terá um valor pelo dinheiro.
Em termos de longevidade, as chapas de impressão tendem a durar aproximadamente três anos — embora isso dependa da frequência com que são usadas e como são armazenadas.
Impressão litográfica offset
Para impressão litográfica offset, as chapas geralmente são finas folhas de alumínio. Em alguns casos, placas de papel, plástico ou borracha podem ser usadas. Embora as placas de alumínio sejam a opção mais cara, elas têm:
- Maior precisão;
- Produzem imagens de alta qualidade;
- Duram muito mais tempo;
- São mais fidedignas.
Imagens e texto são transferidos para a placa usando filme gráfico ou, mais comumente, diretamente do computador.
Uma camada de verniz transparente é aplicada à área da imagem na placa para atrair a tinta, enquanto o restante da placa é revestido com uma substância de goma que atrai água.
Em seguida, as placas são enroladas ao redor do cilindro e pressionadas contra rolos que umedecem com água e escovam com tinta, com a tinta grudando apenas nas áreas envernizadas.
A placa com tinta pressiona o cone redutor torno de manta mais macio, que transfere a imagem impressa para o papel, plástico ou cartão para obter a impressão final. Esse processo só pode ser usado para imprimir em uma superfície plana.
Impressão de tela
Para esse processo, a placa ou tela é feita de um pedaço de malha esticada firmemente sobre uma armação de metal ou madeira.
Originalmente, os pratos eram feitos de seda; você pode estar familiarizado com o termo ‘serigrafia’. Atualmente, a malha é geralmente feita de polímero sintético como nylon, Dacron ou mesmo aço inoxidável.
Para criar a imagem, um estêncil é formado bloqueando partes da tela, deixando espaços abertos onde a tinta aparecerá no design final.
Antes do início da impressão, a tela é coberta com uma emulsão onde a unidade de exposição queima qualquer emulsão desnecessária para deixar uma impressão idêntica e limpa da imagem escolhida.
A área a ser impressa é então revestida com uma ‘fita de palete’ para protegê-la contra vazamentos de tinta indesejados na tela nos lugares errados.
Depois que a tela é preparada, ela é colocada no substrato. A tinta é então colocada na tela e uma barra de inundação é usada para espalhar a tinta, empurrando-a pelos orifícios da malha.
Uma vez que apenas um processo intensivo de mão de obra manual, a serigrafia agora pode ser produzida usando prensas mecânicas de tela com engrenagem.
Impressão flexográfica
As placas de impressão flexográfica, geralmente chamadas de ‘placas de alívio’, são geralmente feitas de material fotopolímero, enquanto ainda existem algumas feitas de borracha.
Uma placa de alívio significa que a imagem é elevada acima da área sem imagem. A impressão é obtida por meio da criação de uma imagem espelhada em 3D com a placa de fotopolímero.
Quando a placa de impressão é colocada no cilindro redutor, a tinta é transferida para ele usando um rolo anilox, entrando em contato com o material de impressão e transferindo a tinta.
Enfim, o processo de impressão flexográfica é mais comumente usado para imprimir embalagens, sacolas plásticas, copos descartáveis, caixas de leite ou etiquetas.