O investimento em brindes tem feito parte da cultura de diversas empresas, seja como kit de boas-vindas aos novos colaboradores, ou como presente para fornecedores, parceiros e clientes.
Distribuir brindes em eventos é considerado uma das ações de marketing mais tradicionais. Isso decorre do fato de que os brindes oferecem uma série de benefícios para uma empresa após um evento.
Dentre esses benefícios, é possível destacar alguns, como:
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Despertar a curiosidade dos participantes;
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Servir como uma mídia de divulgação;
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Demonstrar a personalidade do negócio;
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Indicar uma valorização do cliente;
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Criar uma lembrança da marca.
Todas essas vantagens são responsáveis por criar uma imagem positiva da marca, bem como aumentar as chances de negociação de uma empresa.
Portanto, os brindes baratos são de suma importância já que existem vários fatores que também influenciam na decisão da compra, e, dentre eles, destaca-se o bom atendimento feito pela empresa.
Escolhendo o brinde ideal
Tendo em mente a importância de se investir em brindes, é preciso pensar em qual deve ser o brinde ideal para ser dado após um evento. Por isso, sabendo que a distribuição de brides é uma estratégia de marketing, deve ser feito um planejamento adequado.
Nesse sentido, deve ser levado em consideração aspectos como: o objetivo do evento, a forma de distribuição dos brindes e o que os concorrentes das empresas estão fazendo (algo também conhecido como benchmarking).
Assim, por exemplo, caso um evento tenha um caráter mais profissional e de negócios, como um congresso, pode ser ofertado um kit para cada participante, o qual pode conter uma caneca personalizada, um bloco de notas e uma caneta.
Já um evento esportivo, provavelmente seja mais adequado ofertar camisetas, bonés e squeezes. Por outro lado, em um evento mais fino, pode se apostar em uma placa decorativa personalizada, tendo em vista o público que é esperado para momentos assim.
Por que investir em um brinde personalizado?
Os brindes personalizados possuem uma série de funções para a estratégia promocional de uma empresa. Em primeiro lugar, um brinde personalizado é capaz de oferecer uma lembrança para as pessoas a respeito da marca, já que faz elas se fidelizarem à empresa por meio de um reconhecimento.
Com isso, os brindes baratos podem promover uma abertura de negócios, pois facilitam um contato inicial com um potencial cliente ou mantém um relacionamento saudável durante alguma negociação.
O fato do brinde ser personalizado, ou seja, ser feito para uma ocasião especial ou para uma pessoa em especial, faz ela criar uma proximidade ainda maior com a empresa.
Além disso, os presentes personalizados são uma forma de oferecer visibilidade para uma marca de maneira duradoura.
Os brindes são carregados pelas pessoas para vários lugares e, se forem mais funcionais, podem ser utilizados pelos presenteados durante muito tempo.
No caso de eventos em que existe um contato mais próximo com os presentes (por se tratarem de clientes ou de colaboradores), pode-se investir em um caderno personalizado com nome.
Este dá aos presenteados uma sensação de que são especiais para a empresa, fazendo parte daquela organização, trazendo um maior engajamento.
A nova tendência dos brindes ecológicos
O mercado como um todo tem investido em produtos sustentáveis e ecologicamente corretos, e não é diferente com o nicho voltado à produção de brindes ecológicos personalizados, que vem crescendo de uma forma rápida no Brasil.
Tanto isso é verdade que o crescimento do faturamento desse tipo de comércio já vem ultrapassando 12%. Isso decorre bastante do fato de que a questão da sustentabilidade está sendo muito discutida nos dias atuais.
Portanto, investir em brindes ecológicos é capaz de proporcionar uma imagem positiva de uma marca perante a sociedade. Além disso, entre outras vantagens proporcionadas por esses brindes, tem-se o fato de que eles costumam ser ligeiramente mais baratos do que brindes normais.
Essa diferença pode ser crucial quando é realizada a compra massiva desses itens. Existem diversos brindes que podem ser oferecidos em sua versão ecológica, tais como cadernos, canetas, agendas personalizadas, camisetas, sacolas, mochilas, bonés e, até mesmo, pendrives ou calculadoras feitas de plásticos reciclados.
Todavia, o preço de cada item pode variar de material para material. Com isso, esses brindes recebem o título de “ecológicos” pois são constituídos de materiais recicláveis ou de materiais biodegradáveis.
Assim, tendo em vista os assuntos abordados acima, percebe-se que a utilização de brindes vem crescendo de forma rápida dentre as estratégias de divulgação das empresas.
Por isso, o seu uso é de suma importância para eventos, já que uma marca que não oferece brindes sofre com a chance de ser vista como pior pelos convidados em comparação com os seus concorrentes.