A comunicação visual é de suma importância dentro e fora da empresa, isso porque como o próprio nome sugere, vem com a intenção de comunicar a marca da empresa para o público.
Criar um relacionamento com o público é essencial para que a empresa aumente seu volume de vendas e consiga se posicionar no mercado de forma efetiva.
Mas o que é comunicação visual?
Como foi dito anteriormente, comunicação visual são todos os processos e elementos que utilizam formatos visuais para comunicar ao público ou aos colaboradores o desejo, a promoção ou o intuito da empresa. Podem ser utilizados diversos tipos de linguagens visuais como:
- imagens;
- signos;
- símbolos;
- vídeos;
- desenhos.
Esses elementos servem para que a comunicação se torne mais eficaz, já que se fosse um texto levaria mais tempo para ser entendido, pois deve ser lido e interpretado, dando vazão a uma subjetividade, coisa que a imagem consegue ser mais objetiva.
O designer gráfico então trabalhará em diversos sentidos para a construção da marca da empresa, de etiquetas personalizadas, até banners e assim por diante.
Qual a importância da comunicação visual para a empresa?
A comunicação visual tem como intuito central tornar a empresa e o produto que oferece conhecido e requisitado pelos clientes. Assim, é feito diversos elementos visuais que auxiliam nesse reconhecimento.
Tudo começa com uma comunicação visual fachada chamativa e elegante, passando para a construção de um site responsivo e bonito, feitura de eventos em praças com promoções, distribuição de panfletos e muitos outros tipos.
Uma das coisas que a comunicação visual vem atuando constantemente é nos brindes personalizados tanto para clientes como aos colaboradores, para manter um relacionamento com ambos de parceria e coletividade.
Usando brindes personalizados para fidelizar o público
Um brinde personalizado faz parte de uma estratégia de marketing para dar identidade à marca. Essa identidade da marca pode ser feito sempre com imagem ou o logotipo da empresa.
O brinde personalizado é um produto que deve ser ofertado exclusivamente pela empresa, definindo o que se quer alcançar.
O brinde (que pode ser tanto adesivos decorativos como camisetas personalizadas) tem como objetivo central criar um vínculo de aproximação.
Esse vínculo de aproximação pode fidelizar o cliente, ou seja, torna-lo “fiel” à marca.
Clientes fiéis ou leais compram mais e por mais tempo, porquê foi feito um vínculo de confiança entre a marca e a empresa. O cliente só vai deixar de comprar se houver uma quebra de confiança muito grande.
Tipos de brindes personalizados para fidelizar clientes
Há inúmeros brindes que podem ser utilizados para a fidelização dos clientes. São brindes baratos e que conseguem transmitir profissionalismo e atenção.
Abaixo falamos mais sobre esses itens:
1. Caneta personalizada
A caneta é um objeto de muito uso ainda, e uma caneta personalizada sempre atrai a atenção, ainda mais se for bonita e possuir uma boa qualidade. Apesar dos smartphones, ter uma caneta sempre é essencial para fazer anotações e lembretes.
Há inúmeros tipos de canetas que se podem personalizar, mas a mais comum é personalizar uma caneta esferográfica com ponta touch ou com chave de fenda.
2. Botton personalizado
O botton é muito comum entre os jovens, entretanto vem sendo usado cada vez mais em eventos e festas.
Eles podem ser colocados tanto em roupas como em bonés. Geralmente são estampados com o logo da empresa ou com frases de motivação e impacto.
O modelo é arredondado com uma média de 33 mm de circunferência, feito com metal com uma camada de acetato.
3. Calendário de mesa personalizado
O calendário de mesa é um dos objetos mais requisitados nos eventos corporativos ou para a fidelização de clientes. São práticos e agrada diversos tipos de público pois ajuda na organização diária da rotina.
O banner funciona para sinalizar que certo produto está na loja, são muito desejados para os clientes que fecharam a compra.
5. Squeeze
Nada mais prático e adequado que uma garrafinha de água. O squeeze como brinde remete a hábitos saudáveis como beber água constantemente. Além do squeeze, outro objeto de bebida preferido como brinde são as canecas promocionais.
Existem diversos outros tipos de brindes que podem ser personalizados. Para saber qual tipo de brinde escolher para fidelizar os clientes, escolha algo que tenha utilidade no cotidiano, para que o cliente use e sua marca seja espalhada pelo mundo.