O marketing da empresa é um setor responsável por seu crescimento e popularidade, englobando tudo aquilo que diz respeito a vendas.
Assim, controla-se os pontos de venda da empresa e suas franquias, o índice de aceitação ou de rejeição de produtos e muitos outros fatores.
O mix de marketing é formado pelos famosos “4 P’s”:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
O produto é a atividade-fim da empresa, ou seja, o serviço, ideia ou produto com o qual ela trabalha.
O preço é o valor atribuído a esse produto, os meios pelos quais as pessoas o conseguem adquirir.
A praça é o lugar no qual ele é comercializado, os ponto de venda, franquias, o ambiente virtual.
A promoção é tudo aquilo que auxilia na divulgação do produto, que é capaz de o tornar mais reconhecido no mercado e atrair pessoas interessadas.
Para que uma empresa consiga atingir o sucesso ela deve trabalhar bem todos esses pontos.
Isto é, não adianta ter um produto de qualidade, com preço acessível e bom posicionamento no mercado se não houver divulgação para ele.
As campanhas promocionais são projetos voltados para a divulgação da marca em geral ou de um produto em específico.
Algumas empresas, sobretudo no segmento do varejo, optam pelos brindes personalizados como uma das estratégias para essas campanhas.
O uso de brindes é uma forma de estabelecer uma relação mais próxima com o cliente, já que ele está sendo presenteado.
Sempre que usar o brinde, haverá a recordação de onde ele foi conseguido e isso ajuda a fortalecer a imagem da empresa na mente dos seus consumidores.
Como aplicar essa estratégia?
Tudo depende do tipo de promoção que a empresa está executando.
Os brindes podem ser úteis em eventos de divulgação (como feiras, festas de aniversário da marca, palestras e minicursos, etc).
Nos pontos de vendas, na busca por potencializar a venda de determinado produto o associando a um brinde, são muitas possibilidades.
Mochila personalizada brinde são perfeitas para divulgação da sua empresa, porque são muito úteis e duráveis e o tecido é um dos melhores materiais para se fazer impressões.
Em eventos como feiras que contam com estandes de várias empresas diferentes, cada uma oferecendo os seus brindes, ela pode ser disputada por permitir guardar dentro de si os outros objetos adquiridos ao longo do dia.
Além disso, as mochilas são usadas no dia a dia e levadas com a pessoa nas costas, o que garante que quem estiver perto dela poderá ler o nome da marca estampado e se interessar por ela.
Outro item que soma a durabilidade com a funcionalidade são os chinelos personalizados.
Feitos de borracha, eles possuem um custo baixo e existem vários estilos de personalização: com imagens, pedrarias, fitas, estampas, fotos e muito mais.
É uma escolha perfeita para quem busca por um produto de brinde para os clientes que compraram mais do que determinado valor, pois desperta o desejo e é muito prático.
Para quem quer uma escolha mais elaborada, uma alternativa é o Chinelo havaiana customizado.
Normalmente são feitos a mão, usando pedrarias, tecidos e até mesmo crochê.
Nesse caso, basta comprar o chinelo e acrescentar os itens de customização, não precisando realizar a impressão de estampas.
Estratégias para o segmento alimentício
Um conselho é sempre procurar por brindes que possuam alguma ligação com o serviço ou produto fornecido pela empresa.
No caso do segmento alimentício, as escolhas mais comuns são usar copos ou garrafas de água como brinde, mas há outras opções mais inovadoras.
Um exemplo de opção inovadora é a Bolsa térmica grande.
O objeto mantém os alimentos frescos e conserva a temperatura, seu tamanho a torna capaz de transportar várias refeições ao mesmo tempo e as alças reforçadas ajudam a equilibrar o peso e a transportar de um lugar ao outro.
Assim, é o brinde ideal para restaurantes. Mais uma vez, há a vantagem de que o brinde é transportado pelo cliente junto ao corpo, o que permite que seja visto por muitas pessoas durante esse processo.
Com a mesma lógica, a marmita termica se torna interessante para esse tipo de empreitada. Mais simples que o item anterior, a marmita térmica personalizada pode aparecer em diferentes formatos, cores e texturas.
A dica é colocar muitas informações sobre a empresa nela, como o número de contato e o endereço. Ela pode aparecer em diferentes tamanhos, sendo voltada para guardar a refeição principal ou apenas a sobremesa.
No fim, o mais importante é entender as necessidades do seu público-alvo e oferecer um brinde que atenda essas necessidades.