Os chinelos personalizados estão dominando o setor dos presenteáveis, especialmente por ser uma peça fácil e barata para ser produzida.
Por essas razões, preparamos um conteúdo completamente exclusivo para você entender o funcionamento desse mercado tão promissor. Portanto, passe para o próximo título deste artigo e continue com a leitura. É só deslizar para baixo.
Mercado de brindes personalizados
Geralmente, esse tipo de chinelo em especial é dado em casamentos, como lembrança. Neste sentido, é importante ter em mente o quanto o mercado de casamentos é lucrativo e como o chinelo pode entrar no meio.
Para ter uma ideia, de acordo com o IBGE, mais de 1 milhão de pessoas casam todos os anos.
Ainda nessa linha de raciocínio, segundo a Associação Brasileira de Eventos, o mercado de festas matrimoniais movimenta 16 bilhões anuais. Os dados foram divulgados pelo site Escola do E-commerce.
É aí que empreendedores encontram uma brecha para atuar na produção de brindes personalizados, uma vez que, tendo em vista os números acima, este mercado nunca está em crise.
Aproveitando as tendências
Os noivos sempre procuram maneiras diferentes de presentear os convidados, seja com um presente mais robusto ou com algo mais simples.
Neste cenário, quem procura por um produto útil e com bom custo-benefício, acaba encontrando nos chinelos uma boa alternativa.
Além do mais, devido ao fator personalização, esse item pode seguir as tendências, como é o caso do chinelo lembrancinha frozen, que pode ser usado inclusive para festas infantis.
Partindo desse pressuposto, confira algumas vantagens do chinelo personalizado:
-
Personalização;
-
Mercado em constante desenvolvimento;
-
Vendas por lote;
-
Segue tendências;
-
Todo mundo usa.
Vale salientar que além da borracha, existem modelos feitos de cordão algodão trançado, proporcionando mais conforto para quem usa.
Mas, independente do modelo, o item pode seguir diferentes linhas e estilos, de forma que agrade o comprador.
Acessórios para a venda de chinelos
Além de contar com uma máquina de chinelos, o empreendedor que entra nesse ramo precisa ter em mente que existe uma coisa chamada experiência do usuário. Ou seja, não basta apenas vender o produto, é necessário que haja uma fidelização do cliente.
Por exemplo, embalar os chinelos em uma sacola personalizada, feita de papel kraft, é uma boa opção, pois mostra que o vendedor zela pelo produto.
Ainda assim, essas mesmas embalagens são usadas para entregar os chinelos aos convidados da festa, tornando tudo muito sofisticado e elegante.
Processo de produção do chinelo
Geralmente, a máquina para fazer chinelos realiza todo o trabalho de produção, como a colocação das correias e, em alguns casos, também personalizar a peça.
Entretanto, para quem está começando neste mercado, o recomendado é o processo manual, que envolve a confecção de correias com corda de nylon, por exemplo.
Pensando por esse lado, o importante é começar a produzir até que seja adquirida verba suficiente para a aquisição da máquina.
Pensando pelo lado positivo, o processo manual inviabiliza gastos adicionais, pois os custos com manutenção são inexistentes.
Entretanto, é importante continuar com a questão da experiência do usuário, usando sacolas de papel Kraft, personalização, dentre outros mimos aos clientes.
Não é porque o processo não está sendo completamente automatizado que o vendedor vai deixar de lados o bom trato com o comprador. Afinal, o cliente é quem faz tudo acontecer.
Como é feita a personalização?
Os chinelos podem ser bordados manualmente ou estampados, assim como foi mencionado há pouco. Assim sendo, o empreendedor pode identificar qual é o modelo mais aceito pelo público.
Em linhas gerais, para casamentos, os produtos estampados são a melhor alternativa, uma vez que os noivos preferem presentear os convidados com lembrancinhas que levam uma estampa personalizada com seus respectivos nomes.
Além disso, cabe ao vendedor ter criatividade o bastante para oferecer diferentes tipos de personalização, como tiras, pérolas aplicadas, dentre outros tipos de serviços. Com isso, o valor do produto é aumentado conforme a escolha do cliente.
Como vender os chinelos personalizados?
Depois de produzidos, chega a hora de começar a vender os chinelos. Isso envolve todo um processo de organização e planejamento.
Isso porque existem empreendedores que resolvem abrir uma loja completa, arcando em maiores custos com aluguel, conta de água e luz, dentre outros.
Por outro lado, alguns vendedores optam pelo e-commerce, conhecida como a melhor opção para quem está começando no mercado. Isso porque o único custo que o empreendedor vai ter será com a entrega e embalagens.
Deste modo, dá para perceber o quanto o mercado dos chinelos personalizados é promissor.
Por fim, cabe destacar que é importante entrar em contato com os melhores vendedores de matérias primas, como a borracha. Assim, a qualidade do produto final será garantida satisfazendo, assim, o consumidor final.