Muitos empreendedores do setor das gráficas, ficam em dúvida sobre a locação de equipamentos, como impressoras e demais maquinários.
No entanto, para quem registra um grande número de impressões mensais, alugar o equipamento necessário, acaba saindo muito mais vantajoso do que encarar a compra de uma máquina flexográfica, por exemplo.
Que imprime etiquetas e rótulos, mas possui valor de compra elevado. Muitos acreditar que adquirir os equipamentos de gráfica é um investimento, mas na verdade é o contrário.
Pensando em longo prazo, o que parece ser bom negócio, acaba sendo um prejuízo, tendo em vista que o proprietário precisa gastar com manutenção, suprimentos e a troca do equipamento.
Por conta disso, separamos alguns pontos, que definem se compensa comprar ou alugar equipamentos para gráficas.
Vantagens do aluguel de impressoras
Renovar todo o maquinário de impressão sem gastar nenhum centavo, só é possível por meio das empresas locação.
O custo em investimento é zero e as máquinas contam, na maioria dos casos, com a mais alta tecnologia de impressão.
Isso acontece porque as empresas especializadas, cobram apenas pela disponibilidade do equipamento e por cada documento impresso.
Dessa forma, o interessado só precisa entrar em contato com a empresa de comodato de impressoras e começar a trabalhar.
Para entender como funciona o contrato, basta imaginar que uma empresa necessite apenas de 1 impressora para o total de 3 mil cópias mensais.
Sendo assim, no contrato estará estipulado o valor pelo aluguel da impressora e por cada página impressa naquele mês.
Cabe destacar que não existirão maiores gastos adicionais, apenas o aluguel e o valor por impressão.
Padronização das impressões
Outra vantagem do aluguel de impressoras, é a padronização de todo o material impresso. Isso não influencia apenas na estética de cada impressão, mas reforça a credibilidade da gráfica.
Que fornece a mesma qualidade em todas as impressões. A empresa que adere a padronização, por meio do aluguel de impressoras, conta com as seguintes vantagens:
- Mais profissionalismo;
- Maior visualização da marca;
- Menos erros de impressão;
- Seriedade;
- Credibilidade;
- Alta performance.
Dessa forma, a empresa garante maior seriedade frente à concorrência, ganhando mais espaço e confiança no mercado.
Além disso, muitas empresas costumam receber propostas de comodato impressoras, justamente por causa da alta rentabilidade do negócio.
Definição de comodato: o conceito de comodato consiste no empréstimo de bens não consumíveis (impressoras), que podem ser trocados por modelos ou valores iguais.
O sistema de comodato impressoras faz muito sucesso no mundo das impressões, uma vez que reduz custos, oferece multifuncionais com cópias e digitalização, bem como velocidade e agilidade em cada impressão.
Customização de contrato
Cada empresa possui rendimento e conta com demandas diferentes, por isso, customizar os serviços contratados acaba sendo uma excelente estratégia.
Ou seja, o proprietário da gráfica não precisará gastar dinheiro com equipamento novo, manutenção, muito menos atualização do maquinário.
Sendo assim, basta personalizar o contrato da forma que convém às condições do estabelecimento. Para efeito de teste, o local pode começar com a locação de três impressoras.
Por exemplo, um aluguel de impressora a laser colorida, outra multifuncional e uma copiadora.
Caso seja registrado o crescimento nas demandas de impressão, o proprietário pode solicitar mais equipamentos, tudo de acordo com a necessidade da gráfica.
Menos gastos com materiais
É possível economizar na compra de suprimentos, como tinta, folhas e demais materiais fundamentais no quesito de impressão.
Isso porque o serviço também é incluso no aluguel do equipamento. Os custos de manutenção, troca de peças e reposição de máquinas também está incluso no contrato de locação.
No entanto, cabe destacar que é preciso salientar esses pontos na cláusula de contrato com a empresa fornecedora dos serviços.
Todos esses detalhes devem estar inclusos no valor da mensalidade. Com isso, a gráfica não precisará fazer estoque de toners e demais consumíveis.
Assim sendo, em decorrência de qualquer problema com a máquina alugada, a empresa responsável deverá ser contatada sem nenhum custo adicional.
Economiza de até 30% no volume de impressões
O aluguel de máquinas impressoras é mais rentável do que comprar as mesmas, uma vez que a economia pode chegar até 30% no volume de impressões mensais.
A gráfica que contrata uma empresa que aluga impressoras, chega facilmente nesse percentual de economia, porque o valor investido é somente o aluguel.
O proprietário não gasta com toners, com papel e nenhum outro insumo. Portanto, levando esses pontos e consideração, investir no aluguel de impressoras é mais rentável que comprá-las.