A comunicação visual de um evento é um elemento extremamente importante para um evento, nesse sentido, planejar um evento, seja corporativo, formatura, casamento ou aniversário, sempre exige complexidade para garantir que tudo seja pensado para deixar o espaço mais funcional e esteticamente agradável.
Pode-se dizer que a comunicação visual inclui todas as pistas não verbais apresentadas e representadas por um evento que pode tornar esse evento atraente para o público. Com isso, um espaço pode ser decorado de acordo com o caráter do evento, que pode ser mais profissional, confortável, infantil entre outros.
No contexto de eventos profissionais, a comunicação visual é essencial para que discussões e negociações estratégicas ocorram. Assim, o investimento no elemento visual de um evento pode ser considerado de acordo com os seguintes fatores:
- A escolha de um designer adequado;
- A capacidade de reprodutibilidade do design;
- A sinalização do espaço;
- O entretenimento provocado pela decoração.
Por que chamar um Designer de comunicação visual
O designer é especialmente contratado para pensar na decoração geral do evento e é ele quem determina como será a identidade visual do evento. Por exemplo, os materiais a serem usados, a proposição que o evento quer transmitir, a psicologia envolvida na escolha das cores e as pistas gráficas usadas para representar o evento.
Assim, tanto um designer quanto uma empresa de torre de resfriamento podem captar a proposta do evento e expressá-la através de elementos gráficos.
A Importância da Reprodutibilidade da Comunicação visual
Pensar na reprodutibilidade de um desenho nada mais é do que pensar na viabilidade de um projeto a ser replicado, levando em conta que ele deve ser aplicado em suportes diferentes e sempre com a mesma qualidade. Isso porque existem materiais usados para criar uma comunicação visual sobre um evento que possuem características muito diferentes.
Os materiais utilizados e até mesmo o desenvolvimento das peças visuais são alguns dos fatores fundamentais para se obter um ótimo resultado final. Isso decorre do fato de que, dependendo do evento, é feita uma impressão em chapa de acrílico, que deve levar em consideração o tamanho e o material da superfície em que o adesivo será aplicado.
É imprescindível que em um evento seja desenvolvida uma ampla gama de variações de reconhecimento de imagem para que sejam compatíveis com todas as mídias reproduzidas. Com isso, é possível criar mesas contendo formas e desenhos de acordo com o espaço em que são colocadas, transmitindo exatamente a imagem que o evento deseja transmitir.
Como projetar uma sinalização espacial
É importante perceber que a comunicação visual de um evento não é apenas esteticamente agradável, mas também funcional. Isso significa que os convidados de um evento devem saber como localizar determinados locais como banheiros, entradas, saídas, espaços onde a conferência acontecerá, entre outros aspectos.
No entanto, se a sinalética é sobretudo pensada para a sua função, a sua estética também deve refletir e os sinais podem sempre conter o máximo de identidade visual do evento. É por isso que a sinalização deve ser projetada por organizadores e designers de eventos.
Acima de tudo: animação da decoração
Além da sinalética e estética de um evento, a comunicação visual também é responsável por animar o espaço de acordo com a finalidade do evento. Por isso é bom investir na instalação de banners, uma decoração que tenha a capacidade de deixar uma marca na memória dos convidados pode ser algo muito benéfico para diferentes eventos.
Por exemplo, dar a cada convidado um caderno pessoal é uma forma de tratá-lo como uma lembrança e uma lembrança, contribuindo para uma imagem pessoal e emocional, bem como uma imagem profissional de uma pessoa criada pelo evento. Além disso, o elemento de presença no palco do evento também é muito importante para garantir uma boa recepção dos convidados no espaço.
É por isso que muitas organizações utilizam macarrão artesanal na festa, pois elas têm a capacidade de agregar um charme único à comida do evento.
Assim, refletindo todas as questões discutidas acima, fica claro que a comunicação visual de um evento é uma disciplina complexa que deve ser levada a sério e baseada no trabalho profissional.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.