A tentativa incessante das pessoas para conseguir abrir o seu próprio negócio, buscando estabilidade e independência financeira, tem inúmeras vantagens, principalmente, a variedade de opções de comércio. Um dos tipos de comércio que vem crescendo cada vez mais é a barbearia.
Para que você tenha sucesso ao iniciar seu negócio de uma barbearia, é preciso estar atento com a evolução da estrutura que esses locais vêm passando.
Não basta apenas ter o espaço, uma máquina para cortar cabelos e achar que assim você terá uma barbearia de destaque.
Esse tipo de negócio vem se adaptando e modificando, essencialmente, a experiência que o cliente terá ao ir cortar o seu cabelo.
Nesse texto falaremos de alguns detalhes sobre essa modernização para que você consiga iniciar um negócio de notoriedade.
Como atrair a clientela expondo a sua marca
Para toda loja que quer ter sucesso no mercado, é fundamental atrair o seu público-alvo. Por isso, são aplicadas diversas táticas de comunicação visual, a fim de divulgar a marca e fidelizar clientes.
É importante começar com o exterior da loja, já que esse é o primeiro contato que os clientes terão ao passar em frente ao seu estabelecimento.
Monte uma fachada de loja sofisticada, moderna e fora dos padrões, pois dessa maneira o impacto visual que o seu cliente terá com a loja será mais forte.
Nas fachadas é recomendado colocar o nome e o logo da sua marca, slogan, telefones e emails de contato para que o cliente possa agendar sua visita.
Ofereça uma variedade de produtos na sua loja
A modernização que esse tipo de negócio passa pela sua transformação: é necessário que as pessoas presentes no local não sintam que estão ali apenas para a realização de um serviço, mas sim que elas estejam diante de uma experiência diferente e agradável.
Muitas barbearias passaram a implementar no seu estabelecimentos equipamentos que fogem um pouco do convencional, para que realmente transformem esses locais em lojas, onde essas pessoas realizarão cortes de cabelos, mas também consomem produtos da empresa.
Os equipamentos que compõem esses estabelecimentos devem ser marcados com o logo da marca, para que haja um engajamento do público.
Por exemplo, se uma pessoa vai na sua barbearia e está esperando para ser atendida, e decide comprar alguma coisa para levar para casa, como camisetas, chaveiros, acessórios da marca, em geral, fazendo com que uma boa opção de divulgação seja a utilização de sacola de papel kraft pequena.
Essa sacolas podem ser personalizadas de acordo com as ideias da empresa, sendo posto, principalmente, o nome e o logotipo barbearia da marca no exterior da sacola.
Comunicação visual no interior do estabelecimento
A montagem e decoração do interior da sua barbearia é de sumária importância para que essa experiência seja a melhor possível.
É necessário criar um ambiente bem organizado, elegante, com acabamentos que ordenem entre si e composições que exaltem a sua marca.
Nas decorações das paredes ou vidraças da loja, a aplicação de um adesivo de vinil estampado com estampas que remetem aos produtos, podem garantir uma boa visibilidade, tanto para quem está dentro ou fora do estabelecimento.
Quando um cliente entra em sua loja ele também precisará receber logo de cara informações relevantes sobre o produto que será oferecido.
Uma estratégia muito recorrente de comunicação visual utilizada em diversos setores comerciais é o uso de banner promocional.
Esse equipamento, confeccionados em gráficas especializadas, podem ser produzidos com diversos tamanhos e materiais, colocados em diferentes posições no interior da loja, de acordo com a necessidade do cliente.
Algumas funções dos banners são: expor a marca, informar preços e promoções, dar detalhes sobre as opções oferecidas pela loja, entre outras vantagens.
Além dos banners existem outros utensílios que compõem o interior de uma loja, ajudando na missão de divulgação e informação acerca dos itens disponíveis.
Conheça alguns desses equipamentos que são muito presente em todos os tipos de estabelecimento:
- Cardápios;
- Folders;
- Cartões de visita;
- Catálogos;
- Agendas.
Para que esses produtos, normalmente, feitos a base de papel impresso, ganhem mais refinamento, é preciso aplicar sobre eles uma bobina de BOPP brilho.
Essa bobina é um material plástico, com aparência brilhante que assegura para às impressões uma proteção maior, dando um acabamento mais resistente e vistoso para o papel.