O espírito competitivo no mundo dos negócios é um impulso para que os empreendedores possam investir em ferramentas de comunicação para que possam chamar a atenção do público-alvo de alguma maneira, sem apelar para o popularesco, mas sim de forma inteligente e criativa.
É preciso um planejamento de negócios, com estratégias orçamentárias e estabelecimento de metas e objetivos, sendo apropriados ao empreendimento comercial.
Com um foco prioritário, uma comunicação visual reconhecida pelo público-alvo e muita força de vontade, é possível se destacar e sair na frente dos concorrentes. Porque sempre haverá a concorrência para equilibrar o mercado.
Conhecer público-alvo facilita divulgação
Dependendo do produto oferecido para o mercado consumidor, fica fácil estabelecer a comunicação e como será empregada a estrategia de marketing mais apropriada.
Antes de tudo, é preciso determinar os profissionais responsáveis por esse setor, pois é preciso entender quais os anseios pelos quais o público-alvo passam.
Por isso a contratação de comunicadores que atuam na área é uma solução inteligente e apropriada, já que assim é possível definir quais as mídias que podem ser utilizadas, quais os canais mais apropriados e o tempo de exposição das ferramentas utilizadas. É possível escolher diferentes mídias, como:
- Rádio e TV;
- Revistas e Jornais.
- Busdoor e outdoor;
- Redes sociais.
A tecnologia é uma grande aliada para os mais diferentes segmentos. A exposição de uma marca em um painel eletrônico pode alcançar um grande público, principalmente, se o logo for reconhecido e contar com um apelo significativo em toda a comunicação visual da empresa.
Algumas ações pontuais também fazem parte da divulgação de uma marca ou um novo produto que chega ao mercado. A entrega de brindes para cliente sempre funcionam e expandem a propaganda para outros ambientes.
Um exemplo é a distribuição de bolsas em portas de supermercado. Os clientes que recebem esse tipo de material fazem bom uso do brinde e ainda reforçam a divulgação na hora de escolher um produto na prateleira.
É uma ação simples, que pode ser programada com antecedência e fazer parte do planejamento estratégico de comunicação.
A disposição de pequenos estandes para a prova de produtos alimentícios é outro exemplo que sempre é utilizado por empresas que querem reforçar a venda de um produto específico, como um refrigerante, um suco ou um café.
Mas também funciona com alimentos, como presuntos, queijos, salames, manteigas e outros produtos alimentícios voltados para o uso doméstico.
Comunicação para reforço da marca nos pontos de venda
A participação de fornecedores e distribuidores é imprescindível para o sucesso de uma marca.
Os pontos de venda que contam com um adesivo grande personalizado indicando a presença do produto facilita a visualização dos clientes, indicando o local ele vai encontrar o que procura de uma forma mais fácil.
A frota de veículos utilizada para as visitas técnicas em pontos de venda também precisa contar com uma identificação visual atrativa, com reforço de canais de comunicação disponíveis, como telefone, e-mail e site da empresa.
A produção de etiquetas auto adesivas personalizadas pode ficar sob a responsabilidade de uma gráfica especializada nesse tipo de material.
Elas utilizam um material resistente, que pode ser aplicada sobre a lataria dos veículos e não sofrer alterações por um longo período, mesmo com a incidência da luz do sol ou a água da chuva.
Valorização dos colaboradores é essencial
Uma empresa não evolui sem a participação efetiva de seus funcionários e colaboradores.
Os representantes comerciais podem andar com um talão de orçamento personalizado para se identificar como tal, mas se estiver devidamente uniformizado ou com, pelo menos, uma camisa da empresa, é possível dizer que ele faz parte do time, mesmo que esteja aguardando uma reunião.
É preciso destacar que todos os funcionários também fazer parte das estratégias de comunicação de uma empresa, pois eles são representantes oficiais de uma marca quando estão fora do ambiente de trabalho.
É claro que isso deve ser trabalhado de uma forma adequada, pois ninguém pode ficar à disposição de uma empresa 24 horas por dia.
Dentro de um treinamento destinado aos funcionários, é possível destacar os benefícios que podem ser conquistados a partir do momento que a empresa vender mais um determinado produto, isso vai interferir positivamente no crescimento da linha de produção.
Isso reflete em contratação de mão de obra, especialização e valorização dos colaboradores e até mesmo bonificação de salários em períodos determinados. Com isso, todos saem ganhando.