As escolas públicas e particulares são ambientes que reúnem alunos e professores para que possam aprender e ensinar, respectivamente. É um local em que ideias e debates acontecem a todo instante e todos devem ser estimulados a pensar.
A identificação de um estabelecimento escolar está na aglomeração de crianças e adolescentes em horários específicos, nas calçadas e portões, que faz parte da rotina de uma cidade, em todo o território nacional.
Para garantir a presença maciça de alunos, os professores e demais responsáveis precisam preparar um planejamento pedagógico em que diversas matérias sejam englobadas.
Dessa forma, é possível oferecer aos estudantes diferentes possibilidades de aprendizado, focando em áreas específicas a partir do ensino médio.
Comunicação visual em todos os espaços das escolas
Um imóvel projetado para receber um estabelecimento educacional atende alguns padrões de segurança e mobilidade interna.
A arquitetura inclui ambientes específicos com finalidades distintas para uma ocupação adequada, sendo eles:
- Salas de aula;
- Diretoria e secretaria administrativa;
- Sala de professores;
- Pátios de alimentação e recreação.
De acordo com a área de terreno disponível, há estabelecimentos educacionais que contam com bibliotecas, anfiteatros, quadras poliesportivas, entre outros ambientes de recreação e lazer.
Os imóveis voltado para jardim de infância e pré-escola possuem brinquedos externos para os pequenos aprendizes.
Para cada instituição é empregada uma identidade visual característica, com cores variáveis, mas sempre sóbrias e que remetem à região onde está localizada ou ao patrono homenageado como nome da escola ou colégio.
A identificação de área escolar é importante para a mobilidade urbana, pois assim motoristas que transitam pela região devem dirigir com a cautela redobrada, respeitando as faixas de trânsito e toda a sinalização presente.
Os estudantes que atravessam as ruas próximas às escolas devem estar cientes quanto ao cuidado com a mobilidade urbana e com uma identidade pessoal junto ao material escolar.
Esse documento pode ser emitido pela secretaria da instituição, por meio de uma impressora de carteirinhas PVC devidamente instalada no local e entregue no momento da matrícula.
A tecnologia é uma vantagem nesses casos, pois a foto impressa no documento pode ser digital, assim como os dados podem ser preenchidos de forma imediata, diante a apresentação de certidão de nascimento e confirmação por parte dos pais ou responsáveis.
Desenvolvimento de material claro e específico
As instituições de ensino preparam material pedagógico de acordo com a grade curricular de cada série ou ano em que o aluno está cursando.
São livros e apostilas que são entregues no início do ano, para que todos possam acompanhar as aulas de maneira adequada e no tempo correto para aprendizado.
Os materiais escolares personalizados são produzidos por professores e estudiosos das matérias básicas, como português e matemática, para outras que tratam de assuntos específicos, como geografia, história, física e biologia.
Sendo assim, os alunos ficam responsáveis por seus materiais, para aprenderem também o valor com a educação desde cedo.
Os profissionais que trabalham na secretaria administrativa e diretoria contam com materiais para escritorio que ajudam nas tarefas de rotina de uma instituição educacional.
São trâmites burocráticos que precisam ser realizados, como o acompanhamento das notas dos alunos e a presença dos mesmos nas salas de aula.
Itens para distribuição interna
Há outros aspectos burocráticos que devem ser realizados ao longo do ano, como a matrícula de estudantes e a realização de formaturas para cursos finalizados, como o 9º ano ou 3º colegial.
Para isso, é possível acompanhar as datas letivas, comemorativas, finais de semana e feriados em uma agenda personalizada com logo disponível de maneira coletiva, além de materiais pessoais que podem ser entregues a professores e funcionários.
Por falar em material pessoal, os alunos recebem cadernos para que possam anotar suas lições ao longo do ano. Esses objetos têm importância fundamental para acompanhamento do desenvolvimento de estudantes conforme a apresentação das matérias expostas.
As anotações realizadas com canetas personalizadas com o nome da instituição de ensino demonstram o quanto entenderam das matérias, assim como a aplicação de provas em momentos específicos, seguindo o planejamento pedagógico adotado pelo corpo diretivo em conjunto com os professores.
Apenas para reforçar a ideia de padronização para segurança e igualdade de estudantes e funcionários, a disposição de uniformes também é uma forma de garantir que todos sejam identificados em qualquer situação.
Os uniformes fortalecem o vínculo com uma instituição educacional, formando laços afetivos importantes, pois eles representam um local reconhecido por todos os moradores de uma cidade.
Isso ajuda na segurança e permite que todos sejam representantes, em menor ou maior escala, de uma mesma escola ou colégio.