Para se destacar e se fazer perceber no meio de outros estabelecimentos negócios de todos os tipos precisam investir em estratégias de comunicação, que incluem desde a identificação visual da marca até a sua projeção midiática.
Veja algumas dicas de como a divulgação de um restaurante pode ser feita:
Fachada
A fachada do estabelecimento é um item essencial na comunicação visual, pois é ela que vai fazer a identificação do local, expondo sua marca para que passa.
Em centros comerciais e gastronômicos com muitas opções, a fachada deve chamar muita atenção para não passar despercebida em meio aos concorrentes.
Existem diversos tipos de materiais para a construção de fachadas, que podem passar aos seus potenciais clientes uma mensagem sobre o que esperar do local, pois trata-se de um elemento expositor:
-
Lona;
-
ACM;
-
Acrílico;
-
Madeira;
A fachada feita com lona se assemelha a um outdoor e é a mais barata do mercado. O material empregado não é muito resistente, sendo uma solução de curto prazo. Ele pode ser adotado em pequenas lanchonetes e negócios locais.
O ACM é um material de maior qualidade. Essa sigla é usada comercialmente para identificar o alumínio composto, material usada para fabricar essa fachada: Esse material apresenta versatilidade, resistência e durabilidade.
O acrílico é um material muito bonito, brilhoso, capaz de chamar bastante atenção.
Sua desvantagem é precisar de manutenção frequente, além de ser mais mais indicado para instalação interna, ou seja, se seu restaurante fica em um shopping ou galeria comercial, pode ser uma boa opção.
A adoção da madeira para fachada requer um investimento maior, pois costuma ser um material bem caro. Ela é requintada e é preciso procurar opções de boa qualidade para garantir que resista à chuva e sol, no caso das fachadas externas.
Caso não seja possível investir tanto, existem substitutos como o PVC, que imitam a aparência do material e são financeiramente mais acessíveis, além de requerer menos manutenção.
Tirando a lona, em que o nome da marca é impresso no próprio material, todos os outros suportes precisam ter a marca instalada na fachada à parte.
Para isso, as letras caixa são a melhor opção, pois destacam a marca e apresentam diversas possibilidades de materiais. Em uma fabrica de letras caixa é possível encontrar opções como:
-
PVC;
-
Aço inox;
-
Aço galvanizado;
-
MDF;
-
Acrílico.
Divulgação profissional
A comunicação do seu restaurante não envolve apenas a instalação da fachada, mas a divulgação profissional da marca junto ao público alvo do negócio.
Para isso, investir em serviços como a contratação de uma assessoria de imprensa para promover a divulgação é essencial.
Para que a assessoria possa desenvolver um bom trabalho, será preciso ter boas fotos do local, sendo necessária a contratação de um Fotógrafo de Interiores.
Esse profissional poderá fazer fotos do local de modo a valorizar o espaço, tomando cuidado com itens como a iluminação, que precisa estar adequada para mostrar perfeitamente o espaço.
Além disso, o fotógrafo poderá pensar em composições harmônicas para as fotos que valorizem o local. A organização de mesas, decoração e até mesmo a presença de pessoas comendo no local farão com que o local se torne atrativo para os clientes.
Um editor de fotografia pode auxiliar o fotógrafo a pensar nesses detalhes, fazendo um trabalho de excelência.
Além do interior do restaurante, é essencial mostrar os pratos, afinal é isso que levará as pessoas até o estabelecimento!
Um local agradável e bonito é um fator, mas as pessoas saem de casa para ir a um restaurante pela comida servida lá.
Além do fotógrafo de interiores, se você quiser fotos profissionais do seu cardápio, saiba que há pessoas que se dedicam à essa tarefa.
Para isso, será necessário fazer uma apresentação do prato em sua melhor versão para que seja fotografado sob diversos ângulos, visando abrir o apetite do cliente mesmo a distância.
A mesa onde o prato também deve ser muito bem preparada, com pratos, talheres, copos e um display de mesa bonito com a marca do restaurante impressa.
Esse profissional deverá se preocupar com aspectos como a iluminação e nitidez da foto, que serão as responsáveis por deixar a foto perfeita.
Seguindo essas dicas, seu restaurante terá muito mais chances de se destacar e fazer muito sucesso dentro de seu segmento .