Dicas práticas para a comunicação visual de um restaurante

Para se destacar e se fazer perceber no meio de outros estabelecimentos negócios de todos os tipos precisam investir em estratégias de comunicação, que incluem desde a identificação visual da marca até a sua projeção midiática.

Veja algumas dicas de como a divulgação de um restaurante pode ser feita:

Fachada

A fachada do estabelecimento é um item essencial na comunicação visual, pois é ela que vai fazer a identificação do local, expondo sua marca para que passa.

Em centros comerciais e gastronômicos com muitas opções, a fachada deve chamar muita atenção para não passar despercebida em meio aos concorrentes.

Existem diversos tipos de materiais para a construção de fachadas, que podem passar aos seus potenciais clientes uma mensagem sobre o que esperar do local, pois trata-se de um elemento expositor:

  • Lona;

  • ACM;

  • Acrílico;

  • Madeira;

A fachada feita com lona se assemelha a um outdoor e é a mais barata do mercado. O material empregado não é muito resistente, sendo uma solução de curto prazo. Ele pode ser adotado em pequenas lanchonetes e negócios locais.

O ACM é um material de maior qualidade. Essa sigla é usada comercialmente para identificar o alumínio composto, material usada para fabricar essa fachada: Esse material apresenta versatilidade, resistência e durabilidade.

O acrílico é um material muito bonito, brilhoso, capaz de chamar bastante atenção.

Sua desvantagem é precisar de manutenção frequente, além de ser mais mais indicado para instalação interna, ou seja, se seu restaurante fica em um shopping ou galeria comercial, pode ser uma boa opção.

A adoção da madeira para fachada requer um investimento maior, pois costuma ser um material bem caro. Ela é requintada e é preciso procurar opções de boa qualidade para garantir que resista à chuva e sol, no caso das fachadas externas.

Caso não seja possível investir tanto, existem substitutos como o PVC, que imitam a aparência do material e são financeiramente mais acessíveis, além de requerer menos manutenção.

Tirando a lona, em que o nome da marca é impresso no próprio material, todos os outros suportes precisam ter a marca instalada na fachada à parte.

Para isso, as letras caixa são a melhor opção, pois destacam a marca e apresentam diversas possibilidades de materiais. Em uma fabrica de letras caixa é possível encontrar opções como:

  • PVC;

  • Aço inox;

  • Aço galvanizado;

  • MDF;

  • Acrílico.

Divulgação profissional

A comunicação do seu restaurante não envolve apenas a instalação da fachada, mas a divulgação profissional da marca junto ao público alvo do negócio.

Para isso, investir em serviços como a contratação de uma assessoria de imprensa para promover a divulgação é essencial.

Para que a assessoria possa desenvolver um bom trabalho, será preciso ter boas fotos do local, sendo necessária a contratação de um Fotógrafo de Interiores.

Esse profissional poderá fazer fotos do local de modo a valorizar o espaço, tomando cuidado com itens como a iluminação, que precisa estar adequada para mostrar perfeitamente o espaço.

Além disso, o fotógrafo poderá pensar em composições harmônicas para as fotos que valorizem o local. A organização de mesas, decoração e até mesmo a presença de pessoas comendo no local farão com que o local se torne atrativo para os clientes.

Um editor de fotografia pode auxiliar o fotógrafo a pensar nesses detalhes, fazendo um trabalho de excelência.

Além do interior do restaurante, é essencial mostrar os pratos, afinal é isso que levará as pessoas até o estabelecimento!

Um local agradável e bonito é um fator, mas as pessoas saem de casa para ir a um restaurante pela comida servida lá.

Além do fotógrafo de interiores, se você quiser fotos profissionais do seu cardápio, saiba que há pessoas que se dedicam à essa tarefa.

Para isso, será necessário fazer uma apresentação do prato em sua melhor versão para que seja fotografado sob diversos ângulos, visando abrir o apetite do cliente mesmo a distância.

A mesa onde o prato também deve ser muito bem preparada, com pratos, talheres, copos e um display de mesa bonito com a marca do restaurante impressa.

Esse profissional deverá se preocupar com aspectos como a iluminação e nitidez da foto, que serão as responsáveis por deixar a foto perfeita.

Seguindo essas dicas, seu restaurante terá muito mais chances de se destacar e fazer muito sucesso dentro de seu segmento .