A comunicação visual é um importante elemento que transmite uma mensagem a partir do uso de cores, letras e imagens. Para chamar a atenção do cliente, atraindo visibilidade e crescimento para a marca, não dá para uma empresa existir sem pensar na comunicação visual.
A comunicação pode estar presente em simples detalhes, como nas etiquetas personalizadas adesivas, até em um grande post nas redes sociais ou em uma divulgação por meio da instalação em um outdoor. Independentemente do tamanho, mostrarão o cuidado que a marca tem e trarão impactos no consumidor.
Esse segmento é fundamental para aumentar a lucratividade da empresa por meio da atração de clientes. Com a concorrência cada vez mais forte e acirrada, permanece no mercado a empresa que obtém um diferencial frente as outras. Por isso, este artigo vai trazer orientações sobre como alavancar a comunicação visual em sua empresa.
Como as etiquetas fazem parte da comunicação visual?
As etiquetas são importantes elementos por transmitirem uma mensagem importante ao cliente acerca do produto.
No caso de uma roupa, por exemplo, o cliente consegue verificar na etiqueta o tamanho da peça, modo de lavagem, sua composição, dentre outros detalhes.
O mesmo ocorrer para adquirir um alimento. Assim, o cliente consegue ver quais são os ingredientes. Ou seja, os seus produtos precisam ter etiquetas que ajudem a divulgar sua marca e tragam informações pertinentes para o consumidor.
Um exemplo são as etiquetas adesivas personalizadas, que são importantes por trazer consigo o logotipo, contribuindo para a divulgação da empresa.
Além desse tipo de etiqueta, elas também podem ter a função de cadastro do produto em seu sistema de gerenciamento do seu negócio.
Por isso, é importante buscar por uma impressora codigo de barras que consiga ser bastante prática e versátil. Isso porque, com a instalação do código de barras fica mais fácil para o empreendedor ter um controle do seu estoque e produtos.
Ter uma impressora de código de barras representa um investimento para a empresa por facilitar as ações de organização de estoques, além da compra e venda de produtos.
Mais adiante falaremos sobre outros elementos da comunicação visual.
Você já ouviu falar em Mídia OOH?
Com a era digital, muitas pessoas recebem anúncios de uma marca pelos smartphones, tablets e computadores. Mas, a publicidade exterior, também conhecida como midia ooh, que veicula conteúdos de divulgação da marca em locais urbanos também é importante para se fazer conhecido.
Para quem tem um negócio sabe da importância de atrair visibilidade dos clientes, criando uma fidelização com a marca.
Uma das formas de chamar a atenção de seu cliente para o negócio é investir nesse tipo de mídia, mais voltada ao ambiente externo e que funciona por meio da tecnologia.
O uso desse tipo de mídia pode ser vista em:
- Outdoors;
- Por meio de impressos;
- Banners;
- Busdoor, que é a divulgação de um anúncio no ônibus;
- Por meio de backligths, iluminação para materiais impressos.
Esse tipo de mídia também é chamada de mídia out of home e oferece diversos benefícios ao empreendedor que aposta nesse tipo de divulgação.
O custo-benefício desse tipo de divulgação é muito interessante, pois se trata de um material acessível e que tem grande alcance. Cabe dizer ainda que, quando feito em grande escala, tem um custo ainda mais reduzido.
Para obter esse serviço é importante buscar por uma empresa de gráficas que realize a impressão de forma segura e confiável.
Outra dica interessante em relação a essa mídia é que o objetivo é atrair visibilidade. Então, o empreendedor precisa pensar nos pontos estratégicos da cidade onde o seu público está. Geralmente, é comum ver um outdoor, por exemplo, em avenidas movimentadas ou em pontos comerciais e centro, em que há grande circulação de pessoas.
A ideia é que as pessoas em circulação consigam ler sua mensagem e captá-la de forma rápida.
Já para quem deseja realizar uma divulgação grande, mas segmentada, esse tipo de mídia pode não ser o ideal.
Sendo considerada bastante eficiente e versátil, o poder de impacto desse tipo de divulgação é muito grande, pela exposição que a marca tem aos mais diversos públicos – se destacando por atingir públicos diversificados.
Além disso, esse tipo de mídia marca o cliente em seu dia a dia e é uma forma perfeita de divulgar um produto, uma promoção, uma atividade especial que vai ser realizada em sua empresa ou até mesmo uma mensagem para o seu cliente.
Para realizar todo esse trabalho de divulgação de forma assertiva, é importante que o empreendedor invista em uma equipe de comunicação visual, formada por jornalistas, designers e uma equipe de marketing que pode auxiliar na criação de ideias.