Uma empresa para vender e expandir seus negócios deve se preocupar com sua comunicação. Uma boa comunicação garante um excelente vínculo entre marca e cliente possibilitando a fidelização desse cliente.
Desse jeito, cada vez mais empresas estão investindo em brindes ecológicos personalizados, brindes diversos e assim por diante, tudo com o intuito de fidelizar os clientes e garantir que sua marca e seu produto seja conhecido no mercado.
Todo esse processo é conhecido como comunicação visual.
Mas, afinal, o que é comunicação visual?
A comunicação visual de maneira ampla e irrestrita é toda o formato visual usado para permitir um contato fluido e eficiente entre marca e cliente. O setor de comunicação visual pode se utilizar de diversos tipos de linguagens visuais como:
- Imagens;
- Gráficos;
- Vídeos;
- Signos
E muitos outros elementos.
Uma imagem pode significar mil palavras, e seguindo esse ditado, que a comunicação visual é tão importante, afinal, é mais chamativo uma imagem com um texto direto do que um texto que precisa ser lido e interpretado.
Dessa forma, o responsável por essa área que geralmente é o designer gráfico trabalhará para estabelecer as cores, as formas, e os tipos de postagens que podem ser usadas. Além do mais, idealiza adesivos e viabiliza a impressão de adesivos personalizados, e também a confecção de banners e outros elementos.
Como a comunicação visual pode ajudar os negócios?
A comunicação visual vai além de criar uma comunicação eficiente entre cliente e marca, e também passa os limites de fazer apenas brindes personalizados. Muito mais do que isso, a comunicação visual tem diversos objetivos como:
– Reforçar os valores da empresa
Os valores da empresa são aqueles que norteiam todos os processos comerciais de uma empresa, ou seja, no que acredita, na forma de trabalhar, os códigos de ética e conduta, além da relação entre clientes e parceiros.
Por isso que uma posição bem fundamentada nos valores da empresa passada para adesivos decorativos e placas, ajudará a aumentar o alcance de pessoas que se identifiquem com a marca e se tornem seus clientes.
– Aumenta credibilidade
Os clientes sempre compram produtos de empresas nas quais eles confiam. E como conquistar a confiança dos clientes? Por meio de uma comunicação visual eficiente e que tem como preocupação o pensamento do cliente.
Para conseguir isso a empresa deve se expressar em diversos tipos de plataformas, nas digitais com postagens, vídeos e interações, na rádio, na TV ou em qualquer outro meio de comunicação.
Além disso, deve também estabelecer uma comunicação eficiente na sua logo, no material institucional, no espaço de trabalho, na etiqueta adesiva transparente em seus produtos. Todos esses elementos devem estar coerentes e alinhados.
Existem algumas ações que permitem a construção de uma confiança com o público, como por exemplo:
– criar embalagens personalizadas e atraentes;
– criar etiquetas personalizadas em seus produtos e para sinalizar promoções;
– fazer com que os funcionários usem uniformes;
– distribuir brindes personalizados;
– investir em materiais de divulgação em eventos.
Todas essas ações devem estar atreladas a uma estratégia de marketing bem estruturada, pois, quando é feito a campanha o objetivo é que a marca fique na memória dos clientes. Assim, a campanha precisa abordar diversas formas de comunicação visual.
– Fortalece a marca
Outro benefício do investimento em comunicação visual é fortalecer a marca, assim, o segredo de uma comunicação eficiente é criar algo com personalidade com o intuito de atrair a atenção dos clientes e também do público em geral.
Há outras formas de fortalecer a marca também, além das cores e do logo como a fachada da loja, ambientação do escritório, peças de papelaria e brindes exclusivos.
Tipos de brindes para fidelizar clientes
Uma das estratégias da comunicação visual são os brindes personalizados para os clientes como por exemplo:
– Caneta personalizada
Um dos brindes mais úteis que tem são as canetas esferográficas. São elegantes e podem ser levadas para qualquer lugar.
– Calendário de mesa
São perfeitos para seus clientes, afinal, o calendário ajudará ele a organizar o dia e ainda terá o logo e seus dados. São muito úteis e recebem muitos pedidos dos clientes.
– Garrafinha de água
Outro brinde que é muito útil e que os clientes gostam é a garrafinha de água. Ela é prática, pode ser levada para qualquer lugar e ainda remete a hábitos saudáveis.
Esses são alguns dos elementos que a comunicação visual pode se utilizar a fim de conseguir fortalecer a marca, prospectar novos clientes e fechar novos projetos.