Comunicação

Comunicação visual: importância e materiais

Uma empresa precisa cuidar de diversos aspectos para que o sucesso e os lucros comecem a aparecer. E além de cuidar do relacionamento com o cliente, a qualidade dos produtos, a organização do local, e orçamento, é imprescindível, ainda mais nos dias de era digital, o investimento na comunicação visual.

A comunicação visual tem um grande impacto nos resultados da empresa, principalmente, quando falamos de posicionamento da marca dentro do mercado.

Ela é chamada de comunicação visual, pois utiliza de formas visuais como:

  • Vídeos;
  • Cores;
  • Símbolos;
  • Letras;
  • Formas.

Todos esses elementos são pensados para que a marca possa se diferenciar dentro do mercado. Assim, é de grande valia o investimento em uma consultoria de agencia de publicidade que permitirá que você construa uma boa estratégia de comunicação.

Neste artigo trataremos sobre alguns pontos que são usados dentro da comunicação visual como a importância de investir nesse tipo de serviço e as principais peças publicitárias que são usadas.

A importância da comunicação visual

Como falamos a comunicação visual é imprescindível para a empresa, e sua importância está presente em como a empresa se posiciona no mercado para os concorrentes e também para os clientes.

Por isso, que investir em uma boa comunicação visual permite que loja de roupas, mercados, lojas de equipamentos eletrônicos aumentem o público e consequentemente o lucro.

A comunicação visual também tem impacto direto na decisão de escolha dos clientes. Se sua identidade for bem trabalha, no momento da decisão, o cliente lembrará da sua campanha, do seu jingle ou do seu material.

Uma comunicação não bem estruturada pode causar a ruína do negócio, pois não conseguem fazer com que o cliente tenha empatia com o negócio, não criando também confiabilidade no produto, consequentemente gerando pouco lucro.

Por isso, que é de grande importância o investimentos em bobinas PDV personalizadas, um logotipo bem feito, uso de cores certas e muitos outras formas de peças publicitárias.

As peças publicitárias

As peças publicitárias são conhecidas também como peças gráficas e elas são responsáveis pelo desenvolvimento e o alcance da sua marca. Atualmente as versões dessas peças podem ser encontradas também online em formas de posts.

No entanto, as peças publicitárias dão um show a parte por que dão ao cliente uma experiência real ao consumidor, uma aproximação da marca de forma correta.

Assim, o uso de banner personalizado 2×2, flyer, cartaz são essenciais no desenvolvimento de uma estratégia de marketing altamente eficaz.

1. Flyer

O flyer é uma das peças publicitárias mais simples. É conhecido em português como panfleto, e tem como característica apenas uma folha com impressão na frente e no verso.

Seu principal uso estão nas ações promocionais e podem ser distribuídos tanto dentro das lojas como em ações de distribuições no perímetro.

Possuem variados tamanhos, produzidos geralmente em papel couchê com baixa gramatura. Por ser simples, possuem informações objetivas e e necessárias para o cliente.

2. Folder

Para entender a diferença de flyer para folder precisamos entender o significa das palavras. Folder vem da palavra em inglês fold que significa dobrar, assim, o folder é uma peça publicitária com dobras, ou seja, com mais páginas.

O seu principal objetivo é fazer com que a divulgação do produto ou serviço seja mais aprofunda e atemporal, permitindo que os clientes identifiquem a loja ou o produto.

Um exemplo de empreendimento que utilizam os folders são lojas de venda de colchão, e de filtros de água.

3. Cartaz e Comunicação

O cartaz é muito usado para comunicação visual interna. Possui textos curtos e imagens chamativas.

Para que o transporte desse material seja feito com eficiência e segurança é usado um porta cartaz A4. Se não for usado em ambientes internos, o cartaz é colocado em locais com grande fluxo de pessoas, permitindo que a mensagem seja passada.

4. Banner

O banner é uma peça extremamente promocional, tanto que são muito usados em eventos, em pontos de vendas, e também em exposições e feitas comerciais.

São parecidos com o cartaz, com a diferença de serem maiores e produzidos em lona, chamando a atenção de quem quer que passa.

Para que a comunicação visual converse com as peças gráficas com sucesso e eficiência é preciso planejamento e execução bem feita, e claro, como todo o projeto, precisa de investimento. Invista em comunicação visual e tenha um retorno garantido.