Conheça os tipos de placa ideais para uma empresa

Tão importante quanto um letreiro na fachada da empresa, um dos tópicos que não pode ser negligenciado é a sinalização interna da companhia. Esse é um dos típicos problemas que só são lembrados quando ocorre um problema, causando uma grande dor de cabeça.

Por outro lado, possuindo um planejamento, torna-se possível resolver isso de forma rápida além de garantir a segurança e fluidez da estrutura do local de trabalho..

Como dito, os projetos de sinalização de segurança para empresas sempre serão diferentes uns dos outros, entretanto, todos respeitam as mesmas obrigações, conforme especificado na norma da ABNT NBR 13434, como para o caso de incêndios.

De acordo com a norma: “Os diversos tipos de sinalização de segurança contra pânico e incêndio devem ser implantados em função das características específicas de riscos e de uso, bem como em função das necessidades básicas para a garantia de segurança contra incêndio na edificação”.

Isto posto, torna-se impossível mencionar então uma receita pronta a ser adotada em um projeto de sinalização de segurança para empresas.

No entanto, vale assinalar quais são as placas mais comuns utilizadas para se fazer essa comunicação. Confira, a seguir, quais são os tipos de placas obrigatórias que constituem a sinalização básica para qualquer projeto.

Placas de equipamentos e alarme

Como o próprio nome já diz, elas possuem o intuito de indicar a localização dos equipamentos de combate a incêndio e alarmes disponíveis nas edificações. Essas placas variam conforme o equipamento disponível, indicando itens como:

  • Extintor com água pressurizada;
  • Espuma mecânica;
  • Pó químico;
  • Gás halotron;
  • CO2;
  • Abrigo de hidrante e mangueira;
  • Equipamentos de alarme;
  • Detecção de incêndio.

Estabelecimentos comerciais em que as vendas são feitas por meio do atendimento ao público devem possuir uma eficaz comunicação visual. Isso começa por meio de uma sinalização interna que inclui elementos capazes de guiar e informar os clientes.

Por meio dela, uma empresa pode indicar promoções, facilitar o acesso e o fluxo de funcionários e clientes, a localização de produtos e serviços e até mesmo criar um ambiente atraente esteticamente.

Caso ainda não tenha investido na sinalização interna de sua empresa, continue a leitura e veja qual é a importância de incluir estes elementos visuais na estrutura.

Para criar uma comunicação visual eficiente, o ideal é contratar uma equipe especializada em placas de sinalização interna.

Tipos de sinalização interna

Ao planejar a sinalização interna de um estabelecimento, tenha em mente que ela pode ser classificada em três categorias:

  1. Sinalização de segurança: são placas que possuem o intuito de indicar perigo (como piso molhado), extintores de incêndio, saídas de emergência e interdição de corredores durante uma reposição de estoque.É essencial incluir esses itens no estabelecimento, pois, dessa forma, é possível proteger e alertar quem circula pelo local;
  2. Sinalização arquitetônica: esse item inclui sinais que possuem o objetivo de informar e guiar os clientes. Podem ser utilizadas para indicar preços, além de acessos a locais como banheiros, elevadores, provadores, escadas e caixas, e podem ser indicadas por meio de placas personalizadas para empresas;
  3. Sinalização promocional: usada para fins de divulgação de serviços e produtos.Esse último pode ser exposto por meio de:
  • Placas;
  • Displays;
  • Cartazes;
  • Banners;
  • Adesivos.

Eles tem como objetivo instigar o olhar do público-alvo e incentivar uma visita ao estabelecimento ou, até mesmo, uma compra.

Já as Placas personalizadas, são feitas de acordo com a necessidade do cliente, podendo ser usadas nas placas de sinalização tradicional mas, criando uma identidade visual da empresa por todo o ambiente comercial.

Dicas para uma sinalização interna eficiente

As pessoas tendem a dar uma olhada rápida nas placas. Por isso, faça uso de poucas palavras e tenha certeza de que os desenhos sejam legíveis, capazes de indicar de modo sucinto e claro locais ou informações.

Além disso, é preciso sempre conferir se as placas e outros meios de sinalização estão posicionadas nos devidos locais, de modo a informar e indicar de forma eficaz. Procure um equilíbrio: nem placas demais, nem de menos, para não sobrecarregar a visão e desviar a atenção do público com placa decorativa dos produtos.

Mesmo com uma boa sinalização interna, é necessário ter atendentes dentro de um estabelecimento que recebe o público, sendo essas pessoas aptas à orientar os consumidores.

Lembre-se que um bom atendimento é um dos fatores chaves para atrair clientes.

Planejando a sinalização interna

Ao planejar a sinalização interna de seu estabelecimento, leve em consideração as dicas comentadas no texto. Não esqueça que esse recurso faz parte da comunicação visual e é essencial para que os clientes sintam-se satisfeitos no estabelecimento.