Os seres humanos desde o princípio tem a necessidade de se comunicar, e foi essa habilidade que permitiu que nós pudéssemos estar aqui, inclusive, escrevendo esse texto. Todo o processo de entendimento de uma ideia passa pela comunicação e ela acontece de muitas formas como falada, escrita, pensada e a visual.
A comunicação visual é aquela que se utiliza de uma gama de elementos visuais para que a mensagem de um ponto de venda, de uma empresa, uma loja seja passada de forma adequada de modo que a empresa consiga fazer o seu posicionamento dentro do mercado.
Neste artigo abordaremos sobre a importância da comunicação visual bem com a utilização de alguns elementos conhecidas como peças publicitárias que podem ser usadas, como decoração de vitrine e placas.
Saber esses detalhes é importante para o desenvolvimento de uma estratégia única e efetiva.
Entendendo a comunicação visual
Quando falamos de comunicação visual ligada as empresas nos referimos a todas as peças publicitárias e estratégias de divulgação e relacionamento que utilizam os elementos visuais como:
- Formas;
- Vídeos;
- Cores;
- Publicações de redes sociais.
Esses elementos em conjunto são conhecidos por criar uma identidade e diferenciá-la dentro do mercado.
Assim, o componente visual está ligado de forma direta a como o seu negócio aparecerá no mundo, portanto, o planejamento do design de placas de preço, placas de informação, fachadas precisam ser pensadas de modo a conquistar e impressionar o público.
Dicas para produção de uma comunicação visual
Para que seja possível construir uma comunicação visual eficiente e agradável é necessário prestar atenção em algumas dicas.
Para que a comunicação atinja o objetivo que é engajar o público, encantá-lo e torná-lo fiel à marca, produto ou serviço é preciso transmitir de forma bastante clara a missão, visão e valores.
Esses três pontos precisam estar na identidade visual que consiste em dois componentes básicos: logomarca e slogan.
Para composição de uma identidade visual é necessário pensar no seu público-alvo. Entender o público-alvo é importante para a composição de diversas peças de informação como etiqueta de preço para gondola até banners.
Trabalhe com uma logomarca única com cores que represente sua marca. Essa logomarca ajudará na criação de um padrão para as peças, tanto digitais como impressas, criando uma comunicação eficiente com o público, gerando confiabilidade.
Peças publicitárias: o que são?
Um componente primordial para a comunicação visual é o desenvolvimento de peças publicitárias.
As peças publicitárias consistem em todos os materiais produzidos para a divulgação da empresa e isso envolvem muitos materiais que vão da produção de uma sinalização horizontal preta até totens e adesivos.
Abaixo falaremos sobre algumas peças publicitárias que podem ser usadas como:
1. Adesivos
Um material bastante utilizado nos mais diversos setores comerciais são os adesivos. Os adesivos podem ser usados em muitos locais permitindo a comunicação com o público. Eles podem ser aplicados na parede, no chão das lojas ou no balcão dos empreendimentos.
Os adesivos também são usados na composição de vitrines, apontando produtos e promoções. Usados além desses locais, podem ajudar na personalização de totem sinalização.
2. Banners
Os banners são muito usados em supermercados e em promoções de grandes lojas indicando descontos, promoções, peças em destaques, além de ajudar na sinalização de estandes e salas de palestras, quando falamos de serem usados nos seminários e congressos.
3. Placas
As placas assim como os banners são usados em muitos locais ajudando na identificação dos locais e sensores da loja.
Ajudam então na sinalização de serviços, banheiros, entradas, saídas e muitos outros.
4. Comunicação outdoor
O outdoor é uma peça publicitária muito conhecida, principalmente, porque consistem em grandes cartazes sob estruturas de ferro ou de madeira, que fazem a divulgação de produtos ou serviços.
É um tipo de peça publicitária bastante eficaz para a comunicação visual eficiente e adequada.
5. Busdoor
São anúncios publicitários que são colocados na janela traseira dos ônibus de transporte coletivo. Por ter grande fluxo de movimento, principalmente nas cidades grandes, o anúncio é visto por uma gama variada de pessoas em muitos horários diferentes.
Assim, vimos que a comunicação visual é essencial para o desenvolvimento de qualquer comércio, e para desenvolver um alcance bom é preciso estratégia, usar os elementos institucionais e conhecer o público.
Só assim a marca se posicionará no mercado de forma segura e impactante.