Atualmente, são inúmeros os recursos disponíveis para quem deseja ter o negócio em destaque.
Não apenas com ações de mudança na postura dos funcionários ou mesmo dos valores da empresa, mas com a comunicação visual.
Essas alterações ganham outro patamar e dialogam de forma mais intuitiva com os consumidores.
É por meio da imagem que a marca se estabelece, conseguindo se consolidar na mente e na preferência dos consumidores.
Quando o objetivo é tornar o negócio mais descontraído, ela pode ser uma importante aliada, pois:
- Transmite a mensagem de maneira rápida;
- Promove a marca;
- Interage com clientes e funcionários;
- Atrai olhares.
No entanto, é fundamental que haja uma harmonização também internamente. Afinal, a comunicação interna não deve ser usada apenas para atrair atenção do cliente, mas também para criar a identidade da marca.
Dessa forma, caso o consumidor se interesse de modo a querer entrar no estabelecimento, é necessário que ele encontre o mesmo comprometimento e consonância.
Dicas para comunicação visual interna
As cores escolhidas são uma das partes mais simples a se pensar no primeiro momento. Elas devem casar com elementos já consolidados, como a logo, tendo como exemplo.
Na recepção, optar por uma parede com uma das tonalidades, os móveis seguindo também a mesma cartela, podem ser opções que criem um ambiente de conformidade.
Já nas paredes, além da tinta em si, ainda é possível atuar com adesivos de parede na recepção ou reforçar a marca com um logo em acrílico.
Dessa forma, além de ficar notável, o espaço ganha ainda mais ares profissionais e institucionais.
A sinalização interna também é outra questão importante.
Para guiar as pessoas que circulam pelo estabelecimento, é indispensável que os artifícios de sinalização sigam um padrão visual da corporação. Transformando tudo em um perfil normalizado.
Melhorando artigos de escritório
Seguindo essas dicas, é possível aprimorar objetos já utilizados no contexto empresarial, adequando-os aos padrões já determinados.
A lousa, por exemplo, usada como quadro de gestão, mostra indicadores da empresa e devem atender às necessidades de controle administrativo, oferecendo importantes informações que serão relevantes a quem circular próximo a ele.
No mercado, existem opções, como a lousa de vidro, que contribuem esteticamente, tendo como benefício também a sua limpeza; e o quadro branco, tradicional em escolas e outros espaços educacionais, mas que também podem ser inseridos no contexto dos negócios.
Seja o quadro branco personalizado ou o quadro de vidro, elas podem ser diferenciadas pelo uso de logotipos, colunas e linhas, tudo com o auxílio da comunicação visual.
Dessa forma, também contribuindo para a identidade do lugar e para a fixação da marca.
Ainda no escritório, a organização também deve passar pelo crivo de harmonização e personalidade da empresa.
Muito usada para tal, a caixa plástica com tampa serve para armazenar documentos e outros itens de maneira regular, prezando pela padronização e melhorando a logística caso haja necessidade de buscar algum item específico.
Com o auxílio da comunicação visual, é possível inserir não apenas o logo, mas sinalizar o que é possível encontrar naquela caixa especificamente, seguindo o padrão escolhido previamente.
O tipo de caixa organizadora também deverá seguir a cor e seu formato deve ser pensado para transparecer a originalidade da empresa.
No caso, como o objetivo é tornar o negócio mais descontraído, as opções devem ser voltadas para essa função também.
Entrega ao consumidor
Outro objeto fundamental para auxiliar na busca por deixar a empresa mais descontraída, reafirmando a nova identidade, é o uso de caixas personalizadas.
Ela contribui na percepção da marca, agregando valor ao negócio e aos produtos.
No comércio, oferecer aos clientes embalagens personalizadas, que transmitem a personalidade da marca, chega a aprimorar a experiência de compra do consumidor.
Pensar a entrega ao comprador é externar a originalidade do produto e serviço que estão sendo oferecidos.
Optar, por exemplo, pela caixa de papelão ondulado, oferece o perfil sustentável, já que são feitas de matéria-prima de origem renovável.
O papelão ondulado é um material resistente, flexível e leve, servindo como solução em embalagem que pode ser aplicada a diferentes setores.
Além dos seus benefícios sustentáveis, ela possui propriedades de absorção e ainda é compacta e eficaz.
Ter associado a marca a uma embalagem de qualidade comprova a preocupação da empresa em oferecer o melhor aos seus clientes.
O processo de tornar uma empresa mais descontraída também pode passar pela padronização tão inerente à comunicação visual.
É por meio dela dela que o negócio conseguirá estabelecer sua personalidade no mercado de uma forma imagética, se fixando mais fortemente graças a essa ação.