comunicação visual

Elementos que melhoram a comunicação visual

Comunicar é uma necessidade do ser humano, afinal, por meio dela é possível estabelecer um diálogo e um entendimento que visam algo ou alguém. Assim, para que a comunicação exista é necessário uma linguagem, seja ela comunicação visual, verbal ou não-verbal.

Esta linguagem pode ser variada como:

  • Expressiva;
  • Corporal;
  • Verbal;
  • Não-verbal.

A não-verbal, podemos chamar de comunicação visual, isto é, usa elementos visuais para se comunicar, mesmo que seja uma tipografia diferenciada.

Assim, a comunicação visual está em muitos lugares nos dias de hoje, em totem publicitário, nos outdoors, e principalmente na internet nos mais variados tipos de produtos, dos vídeos às publicações com imagens.

No meio corporativo a linguagem visual é a responsável pela identidade visual da marca, ou seja, o jeito que a marca ou a empresa se posiciona para seus clientes e para seus fornecedores. Sendo assim, é um dos principais responsáveis pelo alcance da marca e construção de confiabilidade da empresa.

Assim, no ambiente corporativo a comunicação visual está na camisa polo para uniforme, nos papéis timbrados, nas fachadas e onde é possível colocá-la.

Entretanto, muitos empresários e empresas ainda não sabem como fazer a definição de uma estratégia ou pontos onde é necessário investir.

Neste artigo abordaremos múltiplos elementos que podem ser feitos para que sua comunicação por meio de elementos visuais funcione e traga mais resultados para você.

A comunicação visual e sua importância

A comunicação visual portanto é um conjunto de elementos visuais que quando juntos formam a identidade da marca. Assim, está é aplicada no imprimir etiquetas, nos uniformes, e outros aspectos da marca.

No entanto, mais do que dar à empresa uma identidade, esse tipo de estratégia visa o reconhecimento por parte do público da sua empresa, fazendo com que este opte pela sua marca na decisão de compra.

Assim, a linguagem da comunicação por elementos visuais utiliza uma série de critérios para ser elaborada, entre eles estão o público-alvo, o lugar, o estilo, as cores e as formas que serão utilizadas.

Recomenda-se a procura por um profissional designer que te ajudará no desenho das suas marcas e nos engajamentos que pode gerar.

A comunicação visual é então importante para que o alcance e o reconhecimento sejam garantidos, de modo que quando uma pessoa ver um uniforme bordado em algum funcionário ela já reconhece que é da sua marca.

Empresas e empresários que ainda não possuem uma comunicação visual própria podem demorar para estabelecerem sua marca de forma consolidada ao mercado e frente aos concorrentes.

No tópico abaixo falaremos sobre ações que esses empresários podem tomar para que sua comunicação visual melhore significativamente.

Dicas para melhorar a comunicação

Há muitas formas e metodologias empregadas que podem ajudar no estabelecimento e montagem de uma comunicação visual agradável e bastante eficiente. A primeira delas que nos referimos é a necessidade de investimento.

Muitos empresários deixam a comunicação visual como parte minoritária na empresa, entretanto, isto não pode ser feito, já que o uso dessa linguagem não é considerado gasto, porém um investimento com um bom retorno.

Neste caso, invista em diversos aspectos, faça um novo logotipo (caso precise), reposicione sua empresa, invista em confecções de uniformes para seus funcionários, trazendo um ar de diferenciação e beleza para sua loja, sua empresa, seu ponto de venda, compre etiquetas, faça placas, vídeos e invista nas redes sociais. Assim, o seu alcance vai começar a crescer gradativamente.

Segundo ponto que pode ser levado em consideração para que a comunicação visual empresarial funcione é conhecer a quem sua estratégia se dirige, ou seja, conhecer quem é o público-alvo da marca. Desse modo, faça um estudo, leve em consideração seu produto e seus objetivos.

Identificado quem é seu público, qual a solução que estão procurando, é possível desenvolver peças gráficas fortes, adequando a linguagem ao seu público, e ao canal em que ela é transmitida.

Isto é importante, pois se o público é mais conservador a linguagem dele no virtual será menor, se for uma linguagem mais jovem, a linguagem convencional será menor (como outdoors, etiquetas e rótulos que utilizam ribbon para impressora, anúncios em jornais). Portanto, o uso das linguagens depende do público-alvo.

Assim, é verídico que, para a definição de uma boa estratégia de comunicação visual, é fundamental o planejamento e o investimento, pois, só assim, sua marca terá alcance e permitirá que a venda dos produtos seja maior.