Os estabelecimentos comerciais precisam chamar a atenção dos consumidores desde a entrada até a apresentação dos preços dos produtos apresentados junto às gôndolas e prateleiras.
A montagem de uma loja de roupas e sapatos ou um restaurante, por exemplo, precisa apresentar uma identificação visual que seja de acordo com os produtos comercializados.
As tendências mudam de acordo com as finalidades propostas e por isso os os empreendedores devem buscar ajuda profissional para aplicar os melhores elementos visuais para atrair clientes.
São utilizados diferentes sinais para que possa ter um significado apropriado para cada empreendimento comercial.
Apresentação visual desde a porta de entrada
Qualquer que seja o modelo de arquitetura presente na estrutura imobiliária, a apresentação visual precisa ser clara e precisa para chamar a atenção dos clientes que estão passando em frente. Isso pode ocorrer tanto em ruas, calçadões e avenidas comerciais quanto dentro de shopping centers.
Para atrair a clientela, os profissionais que trabalham com fachada ACM reconhecem a facilidade de instalação e como esse elemento metalizado, que pode ser pintado com tintas especiais, é importante para personalizar uma loja, um restaurante ou mesmo um edifício empresarial ou residencial.
Seguindo especificações técnicas que precisam estar presentes em um estabelecimento comercial, como o nome e apresentação de contatos, como telefone e e-mail, os profissionais que atuam nessa área utilizam letreiros para fachadas em caixa alta ou com fontes personalizadas que são facilmente identificadas pelos consumidores.
Trabalhos de marcenaria valorizam produtos
O ramo imobiliário é abrangente e possui diferentes produtos para colocar à disposição dos clientes.
Além de locação e venda de casas, sobrados e apartamentos, assim como espaços comerciais, as imobiliárias também disponibilizam chácaras, sítios e outros imóveis para temporadas específicas, como finais de semana, feriados e períodos de férias.
Para garantir a identificação desses imóveis entre tantos, a fachada precisa ser diferenciada, indo além do endereço, com nome da rua, avenida ou estrada e o número presente em documentos oficiais para entrega de contas de água e luz, entre outros.
Muitos investidores empregam capital em imóveis com essa finalidade e em casos específicos, instalam placas de homenagem logo na entrada ou fachada, identificando o imóvel com nomes de familiares, celebridades ou mesmo a própria localização.
Os artistas que trabalham com esse tipo de material utilizam diferentes processos e técnicas de comunicação visual, como materiais metálicos, como chapas de aço escovadas e acrílico, todos resistentes e de fácil identificação.
Regiões rústicas ou turísticas se apropriam da identidade cultural do próprio local, aproveitando os materiais disponíveis em abundância.
Por isso, muitos marceneiros fazem a impressão em madeira com o nome do residencial ou mesmo estabelecimento comercial, como uma forma de integrar o visual com o ambiente ao redor.
Essa impressão pode ser realizada por meio da pirografia, utilizando um equipamento especial que transmite calor em temperatura adequada, ou de uma talhadeira, abrindo sulcos sobre a madeira e dando um tratamento adequado, com finalização em lixa e aplicação de verniz.
Lojas especializadas adequam espaço para facilitar
Um estabelecimento comercial que vende objetos de decoração e demais elementos variados para a composição de um ambiente precisa estar devidamente preparado para receber os clientes.
A organização do espaço deve ser adequado para a exposição das peças à venda e o fácil acesso aos produtos e preços, como manda o Código do Consumidor.
Para garantir o total respeito à clientela, o emprego de etiqueta de gondola em uma área de fácil visualização é imprescindível.
Esse elemento simples da comunicação visual traz diversos benefícios para os comerciais, pois é possível apresentar informações além do preço, como:
- Nome de identificação;
- Código numérico e de barras;
- Pequena descrição;
- Unidade para venda.
O preço pode ser discriminado conforme o produto é vendido por quantidade ou por medidas universais, como metro, quilograma ou volume.
As etiquetas com identificação aparente facilitam tanto a vida do comprador quanto do vendedor, levando em consideração que é possível adiantar o valor sem a necessidade da presença de um atendente.
As lojas que vendem trofeus personalizados, roupas e acessórios para a prática de esportes apresentam seus produtos em prateleiras diversificadas, atendendo uma organização plausível para esse tipo de estabelecimento comercial.
Dessa forma, é possível estabelecer um critério de exposição separando cada equipamento ou vestuário disponível para os clientes.
Vale lembrar que esse exemplo pode ser aplicado em outras lojas e demais estabelecimentos comerciais, sempre valorizando o tempo de clientes e atendentes.