As embalagens são itens fundamentais para as fábricas, por serem as responsáveis por proteger o produto, por mostrá-lo ao consumidor, além de ser um importante item da comunicação visual.
O material da embalagem é um fator a ser considerado, mas o trabalho visual que será executado também é de suma importância.
Dessa forma, trata-se de um trabalho conjunto para a divulgação da marca.
Abaixo, conheça mais sobre a importância do trabalho visual em embalagens:
Tipos de embalagens
Existem diversos materiais utilizados para fabricar embalagens.
Cada material adequa-se à uma determinada categoria de produto.
Com todas as opções é possível estabelecer uma comunicação visual atraente. Os principais são:
-
Papel ou papelão;
-
Vidro;
-
Alumínio;
-
Plástico;
-
Tetra Pak;
O papel e o papelão são muito versáteis e se adaptam a diversos formatos e funcionalidades. Sacolas, caixas, sacos e envelopes são alguns dos mais comuns.
O Saco de papel kraft é um destaque nessa categoria. A desvantagem deste material é que ele oferece pouca sustentação de peso e tem baixa resistência à umidade.
O vidro também é um material popular para a fabricação de embalagens.
A sua principal vantagem é que ele pode receber produtos líquidos, úmidos, sólidos e secos.
A desvantagem é que ele é um material que leva tempo para se decompor na natureza.
O alumínio é utilizado para embalagens na indústria alimentícia.
Sua principal vantagem é a facilidade de resfriamento dos produtos acondicionados nesse suporte.
O plástico é um dos materiais mais versáteis, podendo ser usado em sacolas, sacos, caixas, garrafas e frascos. Ele também é um recurso barato para embalar.
Já o tetra pak também é um material comumente encontrado na indústria alimentícia, principalmente junto aos laticínios.
Outro ponto a ser considerado é o transporte do produto até a loja.
Para isso, a Caixa de madeira para transporte é um recurso muito útil para fazer o acondicionamento dos itens e levá-los ao local de venda.
Também é possível fazer isso com o plástico, um material que também apresenta grandes vantagens, entre elas a durabilidade e maior resistência à umidade.
Ainda assim, a caixa madeira embalagem tem suas funcionalidades.
Já no estabelecimento, os materiais deverão ser dispostos em prateleiras, como nos supermercados.
Sacos plásticos
Outro opção de embalagem que pode ser mencionada é o saco plástico.
Esse item é muito popular para embalar produtos industrializados direto na fábrica, como também para o transporte dos produtos pelos clientes, como nas populares sacolinhas que são dadas em lojas e supermercados.
Elas podem ser encontradas em diversos formatos e tamanhos e podem ser personalizadas de acordo com a loja ou produto.
O Saco polietileno protege o conteúdo do produto, impedindo contaminação e danos.
Além disso, é um material com baixo custo, levando em conta as vantagens que oferece.
Ele pode ser encontrado nas versões de baixa e alta densidade.
O saco de baixa densidade promove uma boa selagem, servindo para líquidos, congelados e, até mesmo, para produtos pesados como armazenamento de gelo.
O saco polietileno alta densidade é do mesmo material base, o polietileno, mas possui menos brilho, o que confere uma aparência mais opaca.
Ele é a base da maioria das sacolinhas de supermercados e lojas no Brasil.
Existe, ainda, o saco de polipropileno.
Esse é o material mais empregado nas embalagens finais de produtos industrializados, pois possuem alto poder de atração por serem brilhosos e bonitos.
Comumente é utilizado para embalar gêneros alimentícios em geral.
O saco laminado é outro recurso adotado em embalagens finais, como as de biscoito, bolachas, embalagens farmacêuticas etc.
Ele é capaz de bloquear gases, líquidos e umidade do ambiente externo que poderiam prejudicar o produto.
Personalização
A qualidade do material empregado na embalagem é essencial, mas nesse caso sua função é proteger o produto.
No caso da comunicação visual, é o design que será responsável por chamar a atenção do consumidor e fazer com que ele queira levar aquele item para casa.
Para isso, o saco de papel kraft personalizado é uma das opções a serem adotadas, devido à facilidade de personalização deste material.
As cores escolhidas para o projeto, os formatos das embalagens, todos esses fatores estabelecem uma comunicação com o consumidor, passando uma mensagem sobre o produto e sobre a marca.
Para que o produto seja um sucesso de vendas, é preciso que ele tenha qualidade, atenda aos desejos e necessidades dos consumidores.
Contudo, outros fatores podem influenciar positivamente a compra: a embalagem e a comunicação visual adotadas.