A Fachada é a primeira visão que o consumidor terá de um estabelecimento, a comunicação visual enfatiza que essas referências precisam exercer alguma influência na decisão do consumidor, além de chamar sua atenção.
Esta deve possuir o poder de instigar o cliente a comprar os serviços fornecidos por determinado ponto ou, ao menos, conseguir causar algum tipo de impacto na consciência, para que no futuro ele se recorde do local.
É necessário fazer tudo isso num curto período de tempo, que é categorizado pelo tempo no qual o cliente em potencial para ou passa na frente do estabelecimento.
Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar empreendedores.
A ornamentação da fachada de uma loja é importante
O Letreiro neon é uma ferramenta bem interessante de se trabalhar quando se pensa em decoração para fachadas.
Geralmente, é utilizado por estabelecimentos que funcionam 24 horas por dia, por conta de sua visibilidade durante a noite.
Inclusive, um dos maiores benefícios da obtenção desses tipos de letreiros é a capacidade de alcançar um público maior.
Existe uma variedade de cores para essas lâmpadas, o que implica que o comprador terá um vasto leque de escolhas, podendo fazer combinações inusitadas, contudo, é aconselhável moderação nesse quesito.
Procurar por cores que, de alguma forma, façam referência ao padrão da loja é o ideal, mas, caso seja de vontade do comprador, é adequado, também, a utilização de no máximo três cores diferentes para a iluminação.
A utilização de diversas cores, que podem, até mesmo, piscar, possui tendência a causar certo desconforto naqueles que passam pela loja, por isso, seja cauteloso.
O Neon também é extremamente versátil, podendo tanto ser utilizado em interiores quanto na parte externa, o que é bem comum, isso porque as decorações a que ele é atribuído costumam ser bem irreverentes.
O preço de compra desses painéis varia entre R$50,00 e R$500,00, contudo, é possível encontrar aqueles que passam de R$1.000,00, geralmente tendo tamanhos colossais.
Um tipo de fachada, também muito utilizada, é a Acm fachada, ou fachada de acm, que é constituída por painéis compostos, totalmente, de alumínio, colocados um ao lado do outro para se criar uma superfície contínua e uniforme.
O trunfo desse tipo está na capacidade de brincar com os mais diversos ângulos e formatos, e é adequado, principalmente, para locais com variações climáticas constantes, isso porque o alumínio é antioxidante.
Isso não implica, todavia, que não pode ser instalado na parte interna de estabelecimentos. Para os que procuram criar ambientes internos elegantes e sóbrios é interessante optar pelas placas de alumínio.
De qualquer forma, uma vez que é instalada, as fachadas de acm também podem receber decorações variadas. A impressão que fica, no fim das contas, é de um local de extremo bom gosto e modernidade.
Pequenos detalhes também podem influenciar
Uma vez que a decoração foi escolhida, é hora de prestar atenção aos pequenos detalhes.
Para chamar a atenção dos consumidores é necessário que, naquele breve momento no qual eles passam em frente ao estabelecimento, o local demonstre o tipo de serviço que fornece e porque se destaca entre os demais concorrentes.
Várias linhas de fast-food são pioneiras nisso. O Banner é muito importante para qualquer estabelecimento e, se diagramado de maneira correta, pode conquistar muitos clientes.
A primeira dica para se trabalhar com isso é evitar a poluição visual, ou seja, evitar imagens desnecessárias ou a utilização de cores que são muito extravagantes, ou que não são associadas às cores padrão da loja, assim como o excesso de informações e conteúdo.
Seja objetivo, mostre no banner o que é necessário. Evitar também situações onde há pouca informação e uso de comédia indiscreta, ou seja, qualquer coisa que possa parecer ofensiva ao público geral.
A Vitrine para loja é usualmente outro meio de se ganhar clientes, mas também é preciso saber decorá-la. Não é simplesmente uma questão de saber posicionar os manequins.
A principal dica para as vitrines é usar bem a iluminação, utilizar lâmpadas nas arestas das vitrines dá a impressão de que o local é maior do que realmente é.
Assim como foi citado acima, é importante evitar a poluição visual, ou seja, encher o local de adornos desnecessários.
E, por fim, é importante saber o tipo de produto que será exposto ali, é necessário escolher sabiamente o que será colocado.