comunicação

Escritórios adotam comunicação visual para se destacar

Os segmentos industriais e comerciais adotaram, há muito tempo, uma marca como forma de identificação e comunicação junto ao público-alvo, para garantir que os clientes possam se relacionar com as empresas reforçando uma espécie de assinatura.

Os escritórios de profissionais autônomos passaram a seguir o mesmo caminho, criando logos exclusivos para que possam ser reconhecidos em diferentes situações.

É possível encontrar os mais diferentes segmentos usufruindo de uma marca criada profissionais, com um símbolo significativo.

Entre eles, podemos citar:

  • Agências de comunicação;
  • Escritórios de advocacia;
  • Empresas de contabilidade;
  • Clínicas médicas e odontológicas.

São muitos os exemplos que podem ser destacados, pois cada empresa ou escritório comercial pode ter uma marca utilizada na papelaria profissional.

As agências de comunicação visual desenvolvem cartões de visita, papel timbrado e envelopes para correspondência que podem ser utilizados no dia a dia.

Profissionalismo evita cópias baratas da comunicação

A facilidade proporcionada pela internet pode ser, ao mesmo tempo, abençoada ou amaldiçoada. Se um trabalhador autônomo procurar uma imagem para empregar em seus documentos do escritório, pode cair na armadilha de copiar uma foto ou desenho que possui direitos autorais.

Dessa forma, o ideal é que seja formalizado um contrato com uma empresa especializada em comunicação para que possa desenvolver uma identidade visual única e exclusiva, com fonte e imagem original e registrada em instituto de patente.

Assim fica garantido que a marca é uma propriedade exclusiva e que ninguém poderá utilizar, ficando sujeito a multas e remoção o quanto antes de qualquer material que não seja autorizado pela empresa detentora do logo original.

Por outro lado, a internet pode ser abençoada pelas facilidades que que proporciona no dia a dia tanto de empresas quanto para o lado pessoal de cada indivíduo.

Isso significa que a papelaria de um escritório pode ser desenvolvida e a impressão pode ser realizada por uma gráfica online que recebe o material e entrega em endereço indicado pelo remetente.

Esse tipo de trabalho é muito comum nos dias atuais, garantindo que os arquivos digitais fiquem resguardados e o trabalho de impressão possa ser realizado a qualquer momento, em caso de necessidade.

Objetos de escritório servem reforçam marca

Assim que uma marca fica pronta é preciso que algumas ferramentas de divulgação sejam produzidas e distribuídas de alguma forma.

A propaganda em mídias tradicionais, como revistas, programas de rádio e TV e jornais podem ser eficiente, assim como o preparo de material digital para site próprio e redes sociais.

A papelaria de escritório também serve como ferramenta de comunicação, como o emprego de adesivo redondo personalizado para lacre de envelopes para envio de correspondência. Os tamanhos podem ser variados, para aplicação tanto em cartas simples até documentos maiores.

O escritório pode ser um ambiente decorado com a marca desenvolvida, presente em elementos que compõem o cenário profissional.

Porta-canetas, blocos de anotações e agendas individuais e coletivas podem receber o logo e a assinatura da empresa, reforçando o nome jurídico junto ao público-alvo.

Para uso interno e distribuição como brinde, as fábricas especializadas em bens de consumo desse modelo podem desenvolver canetas personalizadas também com o logo e o nome da empresa.

É uma maneira de divulgar a empresa de maneira orgânica e natural, pois a marca vai passar por diferentes mãos ou, pelo menos, em locais além do próprio escritório.

Funcionários recebem identificação pessoal

Os funcionários são divulgadores da empresa de uma forma simpática por meio de uma solução simples, porém, eficiente. O uso de uniformes é uma maneira de propagar a marca empresarial, assim como a disposição de um crachá com chip e logo da empresa.

Essa ferramenta permite a entrada dos funcionários apenas em áreas autorizadas, reforçando a segurança da empresa, de maneira garantida.

A uniformização também facilita a identificação entre trabalhadores e clientes, permitindo uma comunicação mais clara e precisa.

A organização interna é essencial para garantir os processos de trabalho, com fichas de clientes ou pacientes, dependendo do modelo de escritório ou clínica médica e odontológica.

Dessa forma, a disposição de um calendário com espaço para escrever facilita programar as datas e horários de atendimento, de maneira coletiva.

A comunicação visual é importante para toda e qualquer empresa, pois a população precisa de referências quando busca um profissional para atendimento em um determinado produto ou representação comercial.

Uma marca pode ser determinante para que os negócios alcancem o sucesso almejado, contanto que mantenha um planejamento de comunicação e investimento na profissionalização dos materiais que são produzidos periodicamente.