etiquetas

Etiquetas apropriadas ajudam na divulgação das marcas

As marcas empresariais e produtos são reconhecidos por seus logos, cores características, formatos e desenhos específicos, facilitando a identificação em gôndolas e prateleiras nos pontos de venda, com o apoio de etiquetas.

A embalagem de um produto deve garantir a permanência das propriedades até que o consumidor tenha acesso, quebrando um lacre ou tirando uma etiqueta de proteção.

Dessa forma, as empresas precisam garantir essa segurança, além de fornecer os dados obrigatórios, como:

  • Nome do fabricante;
  • Data de validade;
  • Ingredientes ou componentes;
  • Lote de fabricação.

A comercialização dos produtos passa por rigorosas normas regulamentadoras, verificadas por órgãos fiscalizadores, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e, em casos de alimentos e produtos farmacológicos, pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os rótulos podem ser desenvolvidos por profissionais da área de comunicação visual, utilizando técnicas apropriadas para cada produto oferecido ao mercado consumidor, de acordo com as regras impostas pelos órgãos fiscalizadores.

Ainda assim, devem chamar a atenção do cliente e se destacar perante a concorrência nos pontos de venda.

Proteção com suporte a variação de temperatura

Algumas embalagens de alimentos, principalmente os que são congelados e expostos em refrigeradores, precisam ser etiquetados com todas as informações pertinentes, para garantia do consumidor.

As empresas que trabalham com esse tipo de produto utilizam uma película plástica totalmente revestida de tinta, denominado ribbon impressora, muito comum em códigos de barras, que utilizam a tecnologia da informação como meio de transmissão de dados.

O mercado oferece três modelos distintos de ribbon: cera, resina e misto. O primeiro tem alta resistência a borrões e riscos. O segundo, é utilizado para armazenamento em câmaras frias e produtos químicos, por sua resistência. O terceiro é mais durável e tem mais resistência, combinando as características dos dois primeiros.

Todos apresentam uma versatilidade quanto às aplicações necessárias e as condições de uso. A velocidade de produção de ribbon para impressora pode variar. Portanto, é preciso cautela e atenção quando for decidir o tipo de fita de transferência térmica mais apropriada para cada situação.

Sinalização publicitária para distribuição em PDV

As agências de publicidade e comunicação visual estão à disposição para trabalhar com empresas que precisam se destacar entre os consumidores.

Uma das ferramentas publicitárias mais eficientes está na ambientação de um ponto de venda (PDV) para a divulgação de novas marcas e produtos.

A impressão em larga escala de adesivo de parede personalizado para distribuição nos PDVs parceiros é uma forma de unir duas marcas em torno de um objetivo em comum, que é vender mais e ampliar o mercado de atuação.

As lojas, supermercados, quitandas e padarias, por exemplo, podem receber elementos de comunicação com o nome impresso junto à marca de alcance regionalizado, estendendo para diferentes públicos e fidelizando outros clientes junto ao estabelecimento comercial como representante exclusivo de uma empresa.

Dedicar um espaço exclusivo para a venda de um produto com o adesivo personalizado para parede facilita a mobilidade dos clientes dentro de uma loja física, com prateleiras de exposição desenvolvidas para os produtos de uma determinada marca.

Etiquetas: destaque em divulgação de ambientes internos

A precificação também é um diferencial quando se trata de competição no mercado de consumo. Os preços determinam a qualidade de um produto, a exclusividade ou o nível de oferta e procura.

Com isso, uma etiqueta de gôndola pode funcionar como comunicação chamativa para produtos com custo-benefício vantajoso, tanto para as empresas quanto para os clientes.

É importante lembrar que todos os materiais de comunicação visual devem ser legíveis, com nitidez em sua impressão e resistência eficiente quanto à manipulação e os locais de armazenamento.

Portanto, os produtos congelados devem ser embalados e identificados com etiquetas apropriadas para temperaturas muito frias, enquanto as etiquetas para gondola devem ser propícias para o uso no dia a dia.

As marcas e identificações dos produtos podem estar identificadas em tampas, como potes de vidro, e nas caixas de proteção.

Sendo assim, o material impresso precisa ser desenvolvido em gráficas especializadas, com recorte adequado para o armazenamento dos produtos.

O resultado de uma impressão reflete na identificação das mercadorias e passa por avaliação criteriosa não só dos órgãos fiscalizadores, mas também dos consumidores.

Assim, é preciso conhecimento técnico para atender as normas regulamentadoras e a simpatia de cada cliente que reconhece sua marca a partir das embalagens.