O envio de mercadorias é um ramo muito importante e que precisa ser feito com extremo cuidado para garantir que produtos cheguem nas mãos dos cliente com qualidade e intactos.
Atualmente, a competitividade de mercado está presente em todos os setores, inclusive nos serviços de entrega. Por esse motivo, é preciso se diferenciar de alguma forma da concorrência.
Neste contexto, as embalagens possuem um papel muito importante, sendo que – se bem trabalhadas – podem gerar um valor a mais para o cliente final e para uma publicidade diferenciada do seu negócio.
Existem muitas fábricas e empresas responsáveis por auxiliar neste ramo e iremos abordar durante este artigo qual o efeito positivo que elas podem ter no envio das suas mercadorias. Então, para se manter informado leia o artigo até o final.
Entendendo a função e a fabricação das caixas
Antes de passarmos dados mais específicos e curiosidades sobre esses itens, vamos entender o processo de uma fabricante de caixas de papelão para criar o produto ideal para as indústrias e atender a alta demanda que esse setor possui.
As caixas de papelão podem ter utilidades diversas dentro de vários ramos, como:
-
Lojas de sapato;
-
Transporte de eletrodomésticos;
-
Servem para guardar documentos;
-
Servem para embrulhar presentes;
-
Guardar e transportar alimentos.
No entanto, a principal aplicação do item é realmente o de realizar o envio de mercadorias.
As fabricantes optam por trabalhar com o papelão pela maleabilidade do material, pelo preço e pelo benefício de poder ser facilmente reciclado, sendo considerado um material “verde”. Ao conquistar essa “marca” isso garante que ele contribui para o meio ambiente.
Mais ainda, o material é resistente e pode apresentar diversos formatos, se adaptando às necessidades do cliente e aos tamanhos das mercadorias que ele pode atender.
Desse modo, por ser um material de baixo custo, ele torna o processo mais barato e é uma ótima ferramenta de marketing, auxiliando a ampliar as vendas.
Atualmente, os maiores clientes dessas empresas estão focados em comprar caixa de papelão personalizada para gerar aos seus clientes novas interações com os produtos, fazendo com que o público se aproxime emocionalmente da marca e queira sempre ser tratado dessa forma “personalizada”.
Mais ainda, a inserção de informações de contato e o logotipo da marca pode fixar essa imagem no imaginário tanto do cliente como das demais pessoas que se depararem com a embalagem.
Ao contrário do que parece, essa personalização pode ser feita de forma simples, com a impressão das informações na caixa, na adição de um broche, um brinde, um desenho ou até mesmo com um material diferenciado na construção da caixa.
Quais equipamentos são usados para fabricar uma caixa?
Existem muitos dispositivos dentro de uma fábrica de embalagens de papelão, vamos dar atenção aos dois equipamentos principais:
-
Riscador de papelão: Essa peça é responsável por fazer a dobradura especial para caixas de papelão, para que ela possa ser utilizada de acordo com a sua função e não apresentar dobraduras que possam abrir repentinamente durante o transporte e nem que prejudiquem o produto que for transportado;
-
Máquina flexográfica: O processo de impressão por flexografia é altamente difundido na manipulação do papelão. Isso se deve ao fato de ele ser um método extremamente eficiente, que usa uma espécie de gravura com a inserção de tinta, realizando uma impressão formidável com um relevo atenuado.
Assim, a informação impressa fica perfeitamente visível e com um efeito muito procurado pelos clientes.
O uso dessas duas máquinas com outros equipamentos de suporte permitem que o fornecedor de caixa de papelão inove no mercado e entregue para os clientes embalagens que mais irão agradar o seu público.
A importância das etiquetas
Além das caixas, é preciso ter atenção na identificação dos produtos fornecidos. Para isso, não existe melhor produto do que as etiquetas, que podem ser fornecidas de todos os tipos, tamanhos, texturas e cores.
Atualmente, uma fábrica de etiquetas necessita ser muito versátil na fabricação dos seus produtos. Isso ocorre principalmente por, como já citado, a demanda por caixas personalizadas ter crescido muito.
Junto disso, as etiquetas também precisam ser personalizadas para que exista um padrão de comunicação visual em toda a embalagem fornecida para o cliente final.
As empresas que utilizam as etiquetas optam por adquirir um modelo específico de rolo de etiquetas adesivas, que podem conter várias informações, como:
-
Nome do produto;
-
Data de validade (alimentos e bebidas);
-
Tabela nutricional (alimentos e bebidas);
-
Instruções de uso.
Essas são informações básicas, mais ainda podem adicionar outras que achar necessário e que sejam relevantes para o seu cliente.
Além disso, é possível deixar espaços para a edição da pessoa que fará o envio, a fim de criar um produto mais adaptável e maleável para o cliente final.
Como vimos durante este artigo, é possível realizar o envio de encomendas gerando sempre uma experiência agradável para o cliente, desde a abertura da caixa até na parte de adesivos, visando sempre a fidelização e o encanto do seu público.