O mercado de impressão é bastante amplo, atendendo um público cada vez mais exigente quanto à qualidade aplicada em etiquetas, com os mais variados tipos de papéis e tecidos.
Muitos empreendedores têm buscado atender, de forma pontual, os mais diferentes trabalhos que são solicitados por clientes do setor público e privado, atendendo pessoas físicas e pessoas jurídicas.
A ampliação dos estabelecimentos comerciais e, consequentemente, o aumento de concorrência, nos mais diferentes produtos e serviços, oferecidos ao mercado consumidor, fizeram os empresários buscar uma maneira de se destacar.
Seja por meio de propagandas utilizando os meios de comunicação clássicos, como intervalos entre os programas de rádio e TV, as propagandas em revistas e jornais, e a distribuição de panfletos, em pontos estratégicos para o público em geral.
Procurando captar clientes por meio de um marketing inteligente, e ao mesmo tempo, funcional, os empresários estão buscando ajuda profissional, por meio de agências de publicidade, para poder entender o mercado, e apresentar os produtos e serviços de maneira que atraia novos clientes.
Muitos empresários aproveitam feiras e eventos de negócios, apresentando em um material com dados e estatísticas, provando a possíveis representantes comerciais, ou até mesmo clientes em potencial, a capacidade de atendimento, em todos os sentidos.
O uso de uma impressora para papel couche, com capacidade de impressão a laser, pode garantir a qualidade do folheto a ser entregue, indicando a perspicácia em trabalhar com um material tão nobre e refletindo nos produtos que são oferecidos pelo empreendedor e sua empresa.
A identificação de produtos para impressão
As empresas que trabalham com expedição, por meio de uma logística de transporte, precisam identificar os produtos, de acordo com a variedade oferecida para o mercado.
Para isso, é preciso utilizar etiquetas de identificação, que podem ser reproduzidas de forma imediata, conforme a disponibilidade de equipamentos desenvolvidos para esse tipo de tarefa.
O ribbon para impressora térmica é um suprimento revestido por tinta em uma película plástica, transferindo para uma etiqueta todas as informações necessárias para a expedição de um produto, ou até mesmo, todo um lote, destinado aos pontos de venda.
Com isso, é possível informar todos os dados referentes à fabricação de um produto, podendo ser acessado em um banco de dados, conforme a tecnologia aplicada nas etiquetas de informação.
A indústria farmacêutica e as fábricas de produtos alimentícios se utilizam do ribbon de cera, que cobre a película plástica que tem em sua composição cera, que tem como características principais um baixo investimento, permitindo que as impressões sejam realizadas em alta velocidade, em uma quantidade muito grande.
Sua composição é frágil e, por isso, seu uso deve ser evitado em ambientes que passam por variações na temperatura, não sofram qualquer tipo de atrito ou sobreposição de umidade.
A identificação dos produtos também deve estar, obrigatoriamente, nas embalagens.
Dependendo da situação ao qual o produto vai ser disponibilizado, duas agências fiscalizadoras podem exigir a presença de informações: ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Os consumidores também precisam das informações, presentes na maioria das vezes em rótulos adesivos, que apresentam:
- Nome do produto;
- Ingredientes utilizados;
- Peso líquido e peso total;
- Data de fabricação e data de validade.
Em casos de produtos importados, há também as informações sobre a importadora que está disponibilizando o produto no país, presentes em etiquetas sobrepostas, em Português, para a compreensão de todos.
Uso da tecnologia empregada em tecidos
A disponibilidade de novas tecnologias no setor de impressões alcançou também a indústria têxtil.
Muitas empresas oferecem a oportunidade de criação de camisetas exclusivas, com fotos e desenhos pessoais para os clientes, realizando a impressão digital tecido com qualidade fotográfica excelente.
As empresas que atuam nessa área atendem diferentes clientes, como escolas, clubes, universidades, e empresas que exigem a uniformização, aplicando diferentes desenhos e logos por meio de uma técnica de fácil manuseio, oferecendo o melhor resultado final.
Utilizando programas específicos para esse tipo de tarefa, as empresas têm investido em um maquinário que pode atender uma alta rotatividade, podendo ser aplicada em um tecido para impressão digital que é bastante aceito no mercado, tendo, em sua composição, 100% de algodão, como viscose, linho e brim.
Apesar de ser um procedimento novo, a procura por esse modelo de impressão tem crescido bastante, há um mercado a ser explorado, em médio e longo prazo, acompanhando a evolução de toda a tecnologia aplicada nesse segmento.