Qualquer empresa lida diretamente com o público, independente de seu setor de atuação. Ou seja, o cartão de visita é a marca, o visual e a forma com que a organização se posiciona frente ao mercado, criando uma identidade para a empresa.
Entretanto, melhor que criar uma identidade visual, é firmá-la perante o público-alvo da empresa. Plantar a bandeira da marca no mercado é como instalar um posto fixo, sempre com assertividade e clientes fiéis.
Por conta disso, produzimos este conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa para firmar a identidade visual da sua empresa. Portanto, continue acompanhando e não perca nenhum detalhe do que preparamos!
Criação de Logo
O logo é o coração da identidade visual e merece total atenção. Este elemento é o símbolo da empresa, sendo o primeiro contato que o cliente em potencial terá.
Afinal, o logo é a marca em si, responsável por impactar e informar as pessoas sobre do que se trata aquele determinado produto.
Além disso, desenvolver um bom logo é buscar por inovação, conceito e extrair o que há de melhor da essência da empresa.
Por exemplo, uma empresa de alimentação deve desenvolver um logo que desperte a fome nas pessoas. Para isso, existem algumas técnicas visuais, que utilizam cores e símbolos para que o objetivo seja alcançado: vender comida.
Neste contexto, cores como laranja, amarela e vermelha atiçam a fome nas pessoas, de acordo com a psicologia das cores, uma matéria ministrada nos cursos de comunicação das universidades.
Portanto, na hora de desenvolver o logo da empresa, é preciso contar com a supervisão de um designer qualificado, que saiba transformar as ideias em imagem e, acima de tudo, que consiga mostrar e transparecer todos os valores da empresa.
O foco é reforçar a identidade na internet
A internet é uma das maneiras mais baratas e fáceis para firmar a marca da empresa, já que alguns meios estão ficando ultrapassados, como rádios e jornais, por exemplo.
Não é que necessariamente estão ficando no passado, é que a maioria do público migrou para as redes sociais, blogs e afins.
Neste sentido, entra em jogo o marketing digital, categoria incumbida de transformar a imagem da empresa, expandindo novos horizontes e fazendo com que esta atinja patamares nunca antes imaginados.
Em suma, este tipo de ação é realizado na internet e envolve diferentes tipos de plataformas, tais como:
-
Redes sociais;
-
Vídeo;
-
Blog;
-
Sites;
-
E-mail marketing;
-
Dentre outras.
Acima de qualquer coisa, o marketing digital tem como objetivo fortalecer a marca da empresa em um dos lugares onde a maioria das pessoas está: a internet.
Por exemplo, uma pessoa busca por meias personalizadas na internet.
Deste modo, se a empresa que vende este tipo de meia possuir uma boa presença digital, é muito provável que o primeiro resultado da busca seja o contato dessa tal empresa.
Vale a mesma coisa para outras plataformas, como as redes sociais, no caso.
Quanto melhor a identidade corporativa design, mais interação, engajamento e presença, maior será os ganhos e a quantidade de vendas da organização.
Neste sentido, as vendas podem ser contratos, seguidores, captação de leads, entre outros detalhes importantes. Portanto, para firmar a imagem da sua empresa no mercado, não esqueça, de maneira alguma, da internet.
Invista em divulgação da identidade
Esta dica vale tanto para questões do marketing na internet – no caso de posts patrocinados, ou então para quem deseja investir em flyers e maneiras de divulgação mais tradicionais.
Quando o assunto envolve a marca, tudo é possível, independente da plataforma.
Afinal, quem é que nunca recebeu um flyer de qualquer empresa e não tirou ela da mente? Sim, isso pode acontecer com qualquer pessoa.
Além disso, também há os banners, outdoors, placas, entre outros modelos de divulgação.
Neste sentido, vale a mesma dica dada no início do artigo, pois é preciso contar com um profissional responsável e que saiba transmitir a real impressão que a empresa quer passar.
Portanto, antes de investir em divulgação, faça uma breve pesquisa pelos melhores profissionais, que ofereçam um ótimo serviço por um bom preço.
Deste modo, as chances da empresa alcançar o público ideal aumentam, garantindo, assim, mais lucratividade ao negócio.
Conclusão
Essas são as principais dicas para quem deseja firmar a identidade visual da própria empresa.
Todas as dicas são voltadas para qualquer tipo de empresa, pois investir na melhora de imagem perante ao mercado é fundamental, já que é um dos principais meios de garantir a ascensão da organização.