Quando se fala em comunicação visual, logo se pensa em material impresso, como folder, convite, cartaz, banner, mas essa é uma área muito maior do que apenas isso. O visual não é só impressão de convites, é bem mais do que isso e você descobrirá essa verdade neste texto.
Nos tópicos que virão a seguir, você verá quais são os tipos de elementos e objetos criados na comunicação visual, saber para que serve cada um deles e a importância desses elementos para diferentes tipos de negócios, de profissões, eventos, etc. Confira!
No que trabalha a comunicação visual?
Vá para a rua e olhe ao redor. Você encontrará elementos da comunicação visual em todos os lados. Seja uma etiqueta vinil transparente em um pote de requeijão, um adesivo em um carro, um outdoor no meio da rua ou as placas das lojas do centro da cidade. Tudo isso é feito por esse estilo tão importante de se comunicar e de se divulgar.
O objetivo da comunicação visual é mostrar, aparecer, expor e em um mundo capitalista isso é extremamente necessário.
Por isso, ela usa e abusa de elementos, sejam novos ou antigos, para poder fazer valer a máxima do “quem não e visto, não é lembrado”. Por isso, sempre surgem novas formas de se fazer a divulgação de qualquer item por meio de peças visuais.
Esse estilo de comunicação é tão importante que ele está cada vez mais presente em momentos inesquecíveis das vidas das pessoas.
Hoje em dia é quase impensável ir em uma festa de casamento ou formatura e não ter brindes personalizados, por exemplo, um elemento recente que se tornou um dos carros-chefe desse setor.
O que a comunicação visual faz?
Tudo que você vê e passa uma mensagem a comunicação visual faz. Seja o caderno personalizado para empresa ou a embalagem de um chocolate. Ela está em tudo, de verdade.
Na lista abaixo você terá alguns exemplos de elementos feitos por essa área tão importante para o desenvolvimento nacional:
- Adesivos;
- Painéis;
- Livros;
- Imagens para redes sociais;
- Faixas;
- Estandes de feiras e eventos;
- Camisetas personalizadas;
- Vitrine de lojas.
- Convite em vídeo
São muitos os produtos. Não dá para descrever tudo aqui, porque qualquer coisa que tenha uma imagem, que passe uma mensagem visual, é feita por esse setor. Isso faz dele um dos mais importantes do planeta, não apenas do país.
Para que serve cada um desses produtos?
Os produtos mais tradicionais, como os folders, cartilhas, banners, faixas, panfletos são usados para comunicação direta de empresas com consumidores.
São aqueles elementos impressos espalhados pela cidade para você saber as promoções do supermercado, o evento que ocorrerá na próxima semana, as novidades da loja de sapato e os brindes que serão dados nos Dia dos Namorados em um restaurante.
Existe também a comunicação visual editorial e jornalística, que é aquela que trabalha na edição e formação de jornais, livros, revistas, infográficos, páginas de sites jornalísticos e outras funções parecidas.
Além disso, a comunicação visual também trabalha em áreas que você nem imagina. A organização de uma vitrine de loja, por exemplo, é comunicação visual.
Muitas empresas contratam profissionais dessa área para elaborar a forma como as roupas, os sapatos, os acessórios, os objetos de decoração, as frases estarão dispostas na vitrine.
Outro setor muito forte dessa área é o online. Imagens para redes sociais, páginas de empresas, promoções, sorteios, stories, tudo isso é feito com base na comunicação visual.
Qual a importância dela para a sociedade?
Só você imaginar um mundo sem ela. Sem faixas, sem banners, sem propaganda, sem livros, sem jornais, sem páginas na internet, sem nada que é visual e transmite algum tipo de mensagem.
Esse estilo de comunicação tornou-se essencial à vida humana. Não é possível pensar em viver sem ser bombardeado por informações o tempo todo e a cada lugar que passa.
Por isso, a importância da comunicação visual para a sociedade é suprema. Ela está em tudo e, por isso, jamais pode deixar de existir. Deve sim evoluir, como usar menos papel, ser mais digital, ganhar os novos tempos, mas isso ela já está fazendo com maestria.
Faça o exercício de observar o quanto a comunicação visual faz parte da sua vida e veja que não é apenas impressão de convites, ela é muito mais do que isso!