Mantendo uma comunicação efetiva com o seu público

A comunicação visual pode ser definida como todos os processos envolvidos para desenvolver a imagem de alguém, de algum produto e até mesmo de uma pessoa.

Esses processos visuais são vários, desde imagens na internet até vídeos explicativos com infográficos, passando pelos panfletos e outdoors, ou seja, tudo o que vemos e que tem o intuito de transmitir uma mensagem é chamado de comunicação visual.

Nos tempos atuais a imagem é a principal ferramenta para transformar uma ideia em realidade. Mas a comunicação visual não trata apenas da imagem, porém, lida com um conjunto de elementos visuais, como cores, formatos e uma das coisas mais importantes: o texto.

Uma empresa ou um negócio que se preocupa com o visual está em busca de inovação. E inovação sempre atrai pessoas, é por isso que muitos empresários começam a investir em brindes personalizados e vestimentas com o logo da empresa, tanto para seus clientes como para seu colaboradores.

Assim, a comunicação visual tem crescido muito nesse ramo, podendo ter diversos formatos e estruturas para atender os mais variados tipos de pessoas e segmentos.

A comunicação visual e seus produtos

As empresas e pessoas vêm investindo na comunicação visual para dar ao seu negócio maior visibilidade, uma das formas de chegar ao público de forma profissional é a utilização de camisetas personalizadas.

As camisetas personalizadas podem ser feitas de variados jeitos, desde um bordado do logo da empresa, até mesmo camisetas estampadas e coloridas. Tudo para que os valores da empresa e, principalmente, o logo sejam vistos de maneira contundente.

Existem algumas formas de fazer camisetas personalizadas que são pelos processos de serigrafia, sublimação, power film V3, sublimação localizada e dentre outros. O processo mais ideal será indicado de acordo com o design de sua camiseta.

Além das camisetas, os cadernos personalizados com fotos estão atraindo o público de forma massiva também.

Isso porque, pode servir como um ótimo presente de pessoa para pessoa, e quando aplicado ao seu negócio, pode se um ótimo brinde para um cliente que fechou um bom contrato ou mesmo para manter um relacionamento mais próximo com o cliente.

Onde o caderno pode conter uma foto do cliente com o empresário e os respectivos trabalhos feitos em parceria.

Um outro artigo que vem sendo explorado pela comunicação visual diz respeito a lanchonetes e restaurantes, que é a criação de um bloco de pedido personalizado.

Esse bloco contém locais bem detalhados afim de organizar o pedido, além de conter números sequenciados e o logotipo da empresa. Isso garante ao empreendimento profissionalismo e preocupação com os detalhes.

Por fim, não menos importante, a comunicação visual tem trabalhado no afã de desenvolver produtos visuais bonitos, agradáveis e sustentáveis.

É por isso que em muitos eventos como conferências, simpósios e palestras, as canetas que, geralmente, são entregues aos participantes são de caneta material reciclado, feitas ou com papelão reutilizado ou com fibra de bambu.

Consequentemente, isso demonstra a preocupação da causa e dos organizadores do evento com o meio ambiente. Pensar nessas questões faz parte do know-how de uma equipe de comunicação visual.

Comunicação visual para engajar seus produto ou serviço

O setor de comunicação visual atua de forma conjunta com o marketing para causar engajamento das pessoas com seu serviço ou produto.

Engajamento significa o reconhecimento de uma pessoa com determinada ação que a leva a querer fazer parte do que foi proposto.

Com a vinda das redes sociais, o engajamento online é a porta de entrada para novas marcas desenvolverem seu lugar no mundo. E como fazem isso? Utilizando-se da linguagem mais comum da internet que são as imagens.

As empresas então, principalmente, o marketing atua no quesito de usar:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • GIF’s – imagem com uma pequena animação;
  • Memes – linguagem visual satírica da internet.

Para termos uma noção do quão importante é a utilização desses tipos de imagem, somente a linguagem audiovisual (vídeos) foi usada por cerca de 70% dos profissionais de marketing em suas estratégias – isso somente nos Estados Unidos.

Isso tudo mostra o quão importante é uma comunicação visual bem feita, que vai desde camisetas personalizadas até mesmo um vídeo bem produzido. Todos os elementos garantem para a sua empresa, a sua causa, ou a sua pessoa o sucesso esperado.