Melhorando a sinalização da sua loja

Existe uma série de demandas consideradas de suma importância em todo tipo de empresa e estabelecimento, voltadas para garantir não só o fornecimento do melhor serviço, como a segurança dos colaboradores e também dos clientes.

Por isso, é essencial estar em dia com as recomendações de sinalização interna da sua loja, bem como aplicar os métodos mais eficientes na hora de imprimir suas etiquetas.

Continue acompanhando esse artigo e saiba a resposta para essas e outras perguntas que vão otimizar sua loja e tornar o trabalho mais dinâmico, seguro e eficaz.

Sinalização

As placas de sinalização de emergência são obrigatórias em todo estabelecimento e respeitam a regulamentação conforme as previsões da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Dessa forma, elas são voltadas para auxiliar as pessoas em caso de pânico ou incêndio, por isso, devem ser instaladas e planejadas de acordo com o tipo de edificação.

Para uma rede integrada e eficaz de comunicação que informe às pessoas sobre suas alternativas em casos de emergência, é preciso que o local seja avaliado e que todos os possíveis riscos sejam previstos, pois os métodos de intervenção mais resolutivos sejam aplicados em cada caso.

É por isso que o projeto de sinalização de segurança deve ser individualizado, ou seja, montado a partir das demandas específicas de cada edificação, levando em conta fatores como a quantidade de pessoas que utilizam o espaço ou transitam por ele.

Vamos falar sobre as placas de regulamentação mais importantes? Em primeiro lugar, os equipamentos que são úteis no combate ao incêndio e também os sistemas de alarme devem ser devidamente indicados, de forma que as placas auxiliem a encontrar:

  • Extintor com água pressurizada;
  • Extintor com pó químico;
  • Extintor de CO2;
  • Extintor de espuma mecânica;
  • Gás halotron;
  • Equipamentos de alarme diversos;
  • Abrigo de hidrantes;
  • Abrigo de mangueiras.

Além disso, as placas de orientação e salvamento são fundamentais para indicar as rotas de evacuação de emergência. Elas devem ser instaladas em portas corta-fogo, áreas de resgate, elevadores de emergência e saídas em geral.

Já as placas de proibição, projetadas para coibir atitudes que podem ocasionar em desconforto e até em situações mais graves, como incêndios, informam sobre recomendações mais específicas sobre o que as pessoas não devem fazer em situações emergenciais.

Por fim, as placas de alerta também são fundamentais, pois elas advertem sobre áreas e tipos de materiais que podem oferecer risco potencial de causar acidentes. Elas alertam sobre perigos de incêndio, mas também buscam evitar:

  • Corrosão;
  • Explosões;
  • Choques elétricos;
  • Contaminação por produtos perigosos;
  • Exposição a produtos tóxicos;
  • Radiação.

Segurança começa por baixo

Oferecer um piso antiderrapante é uma forma de mostrar como seu estabelecimento se importa com a segurança e com a integridade física dos colaboradores e dos clientes.

Afinal, as rampas, plataformas e escadas, assim como demais áreas de passagem mais instável, demandam o uso de utensílios que minimizem o risco de quedas e acidentes.

Por meio da utilização de uma fita, que é simples de instalar e muito eficiente, é possível garantir que os sapatos não escorreguem quando entram em contato com a superfície do piso.

A Fita fotoluminescente antiderrapante, por exemplo, ainda oferece a vantagem de ser vista mesmo no escuro, facilitando ainda mais o uso de áreas de acesso a qualquer hora do dia ou da noite.

Existem diversos modelos desse tipo de estrutura e é possível escolher entre formatos, materiais e propriedades distintas, de forma que esse produto apresenta alta taxa de aplicabilidade e pode ser funcional em diversos tipos de ambiente.

Além de fotoluminescentes, ainda, as fitas podem ser:

  • Refletivas;
  • Zebradas;
  • Transparentes;
  • Coloridas;
  • Emborrachadas;
  • À prova d’água.

Funcionalidade

Na hora de escolher o tipo de fita adesiva que será utilizado em sua loja, seja em grande ou pequena escala, é muito importante contar com o dispositivos mais recomendados para esse tipo de demanda.

Com foco na economia e no alto desempenho, as impressões térmicas se destacam cada vez mais e oferecem o adicional vantajoso da praticidade.

Desse modo, utilizar o Ribbon datamax é uma maneira de ganhar tempo e economizar esforço. Indicado para impressão sobre papel, ele tem baixíssimo custo e pode estar presente em diversos tipos de embalagens. Além disso, pode ser de cera ou resina, conforme as necessidades da empresa.

O mais importante, vale lembrar, é sempre estar atento para as normas vigentes em cada tipo de setor e também para os cuidados com a estrutura.

Afinal, oferecer um local seguro e fazer uso de aparelhos que geram mais qualidade e funcionalidade no cotidiano de produção, podem ser os grandes diferenciais do seu negócio.