É normal que as pessoas pensem que tags e etiquetas são praticamente a mesma coisa. Mesmo que os dois servem para diferenciar as mercadorias uma das outras, elas são dois objetos diferentes.
Tags são tarjas, normalmente feitas de plástico ou papel couchê, que ficam presos no item com cordinha e presilha ou com um nó simples.
Já a outra podem ser pedaços de adesivo que ficam grudados no item, ou selos de tecido.
Ambas costumam a ser usadas para informar as diferentes propriedades do produto em questão e seu distribuidor. No caso de roupas, estas são as informações que as acompanham:
- Nome da franquia;
- Marca;
- Tipo de roupa;
- Tamanho;
- Cor;
- Código de Barras;
- Número do Lote;
- Contatos.
Além de servir para informar sobre a roupa, elas servem de meios de propagar a imagem da loja, atraindo assim mais clientes.
São ferramentas bem importantes para os pequenos empreendedores, que acabaram de entrar no jogo de vendas. Especialmente se eles estiverem trabalhando em um quiosque de shopping.
Por que os quiosques são tão presentes hoje em dia?
De acordo com o site de notícias econômicas Top Franquias, a venda de produtos em quiosque para shopping vem ganhando força nos últimos anos; a culpada disso sendo a recessão financeira.
A menor necessidade de manutenção e sua fácil instalação em locais de grande fluxo nos shoppings fazem ele pesar menos no bolso. É muito comum encontrar nessas lojinhas espalhadas pelos shoppings em todo o país.
Os produtos mais vendidos costumam a ser aqueles visando o público infanto juvenil: roupas e acessórios com temas da cultura pop: filmes, desenhos, seriados e personagens na moda.
Há também quiosques especializados na venda de óculos escuros, perfumes, itens para computadores e celulares, e até mesmo produtos de temática religiosa.
Se você tem interesse em começar uma franquia, mas ainda não se decidiu quanto o que vender, uma opção simples e abrangente é a venda de roupas e acessórios.
Para se destacar dos competidores, é bom ter a identidade de sua franquia bem definida. Que tipos de roupa vende? Existe alguma temática? Apenas montar seu quiosque para shopping não vai te garantir sucesso.
Como fazer e usar etiquetas e tags para roupas?
O uso de etiquetas personalizadas para roupas é o primeiro passo a ser dado para ser notado. Caso você não saiba como fazer etiquetas, existem vários tutoriais em vídeo ensinando o processo.
Ele envolve a criação de um logotipo seu em um programa de edição de texto de sua escolha.
Em seguida, você deve imprimir o logo espelhado em um papel transfer (um papel usado para transferir imagens); e em seguida aplicá-lo em pedaço de tecido, de preferência claro.
Caso prefira apenas uma etiqueta adesiva, imprima uma imagem em vinil adesivo e recorte. Com uma rápida busca pela internet, é possível encontrar vários modelos de etiqueta diferente para imprimir.
É recomendável que essa etiqueta seja colocado em algum local da roupa que não tenha contato direto com a nuca ou corpo do usuário. Isso pode fazer ele não pensar nem duas vezes ante de tacar a tesoura e jogar seus dados no lixo.
Além das etiquetas personalizadas para roupas, podem ser usadas também as tags para roupas.
Por serem maiores, as tags permitem que mais informações sobre o vendedor sejam distribuídas, como dados de rede sociais e endereços, mas como resultado dependem de tempo e recursos para serem feitos.
Elas podem ser feitas editando modelos da internet em um programa de edição de imagem, e depois impressas em papel couchê ou algum outro material de sua preferência.
Em seguida faça um furo pequeno no papel para passar uma fita, corda ou fio encerado e se quiser coloque um ilhós para que o furo não seja danificado. Daí é só prender a tag no produto com um nó ou colocar uma presilha na ponta.
Caso tenha dificuldades em alguma etapa da produção de etiquetas ou tags para roupas, é recomendável contratar a ajuda de uma gráfica ou de um artista gráfico.
Eles poderão te ajudar não só a fazer o corpo da etiqueta, como também criar o logo e inserir as informações que você quer passar adiante. No entanto, é recomendável que você faça o máximo que conseguir, já que não é bom começar um negócio já no negativo.