A comunicação visual é uma ferramenta muito importante nos negócios, pois é usada para potencializar o marketing de um comércio, empresa ou marca.
Os bons resultados acontecem com os investimentos, ou seja, quanto mais empreendedor dedicar tempo e capital, maior as chances de lucros e aumento das vendas.
Buscar ajuda dos profissionais das áreas de comunicação, design, marketing e publicidade para a criação de uma identidade visual é muito importante para conseguir evidenciar a marca ou empresa.
Durante o processo de elaboração da parte visual, a criatividade pode ser uma grande aliada dos especialistas, que transformam as ideias do empreendedor em realidade.
Os elementos mais usados são:
- Cores fortes;
- Desenhos;
- Elementos gráficos;
- Fotografias;
- Tipografias exclusivas;
- Formas geométricas;
- Vídeos;
- Efeitos especiais.
Estes e outros elementos podem ser utilizados em conjunto ou de modo individual para criar materiais para a divulgação da empresa ou marca.
Uma comunicação bem estruturada, com mensagens claras e objetivas consegue evidenciar positivamente os negócios, criando curiosidade nas pessoas para conhecer mais sobre o trabalho do empreendimento.
A linguagem visual é recurso muito interessante e que pode render resultados imediatos, diferente da escrita que exige muito da capacidade de compreensão das pessoas.
A logomarca de um comércio ou empresa pode ser estampada nas sacolas, embalagens, rótulos e nos materiais gráficos que são usados na divulgação, algo que ajuda muito nos bons resultados, pois quanto mais em evidência fica o nome da empresa ou marca, mais chances de ter novos clientes.
A parte visual é importante, mas, não é a única coisa importante em um negócio. Um planejamento bem estruturado, com todas as metas e objetivos que o empreendedor deseja conquistar é fundamental para organização.
Serviços gráficos essenciais para a comunicação visual
As gráficas são especializadas na prestação de serviços de criação de materiais e peças que podem ser usadas para as ações de marketing, promoção ou divulgação de uma marca/empresa.
Os mais pedidos pelos clientes são:
- Adesivos;
- Banners;
- Wobbler;
- Brindes personalizados;
- Folders;
- Placas de sinalização;
- Etiquetas;
- Panfletos;
- Revistas;
- Rótulos.
Estas são possibilidades que podem ser escolhidas pelos profissionais da publicidade dos comércios, empresas e marcas para serem utilizadas para chamar a atenção do público.
Identificação dos negócios
Um cartão de visita digital pode ser uma estratégia diferente e muito interessante. Trata-se de um recurso interativo que possui todas as informações sobre o comércio ou empresa.
Este modelo de é enviado via e-mail com um arquivo de PDF ou link de redirecionamento para que o indivíduo possa visitar o site para encontrar: redes sociais, telefone, localização e outras informações importantes.
O banner é outro material que pode ser colocado nas paredes e vitrines dos comércios. A função desta peça é destacar as ofertas e preços dos produtos e informar sobre os serviços.
A utilização desse item é muito comum no dia a dia dos estabelecimentos para chamar a atenção das pessoas, fator que proporciona crescimento e lucros. Um banner preço acessível é a excelente escolha para destacar a comunicação e identidade visual.
Materiais que complementam a divulgação
As embalagens são importantes para proteger os produtos, conservar as propriedades e facilitar o armazenamento. No segmento de embalagens, as empresas especializadas produzem em vários tamanhos e materiais.
As embalagens de papel são muito eficientes, simples manuseio, pode ter a logomarca estampada e permite o processo de reciclagem, ou seja, ajuda a diminuir os impactos ambientais e cria uma consciência sobre cuidados com o meio ambiente nos clientes.
Simplifica os processos logísticos, aumenta as vendas, reduz os custos, melhora o branding, entre outros. Com vantagens que podem render ganhos expressivos, pesquisar o custo de aquisição deste tipo de embalagem é a solução para conseguir utilizá-la para proteger os produtos.
Um folder 2 dobras é um material impresso simples e que é muito utilizado para divulgar ou anunciar serviços. No setor do entretenimento é usado para a sinopse de shows, teatros e exposições.
Possui distribuição rápida, produção fácil, já que é composto por: capa, parte interna e externa. A respeito do tamanho o A4 e o A3 são os mais escolhidos para o folder.
Nos expositores e gôndolas dos comércios, usar um stopper PDV preço acessível pode complementar na parte visual. O stopper é uma peça publicitária que consegue se sobressair perpendicularmente no expositor.
Este material é fixado na altura dos olhos para facilitar a visualização do consumidor a respeito das vantagens de adquirir um produto ou serviço.
Portanto, investir na comunicação visual é fundamental para conquistar os clientes. Os elementos usados e uma mensagem simples é uma ótima estratégia para divulgar o trabalho e obter bons resultados nas vendas, com lucros e muito sucesso.