As etiquetas são acessórios presente nos mais diversos produtos e servem para informar, proteger e promover. Informam as características do produto, composição e materiais presentes.
Protegem as embalagens impedindo que sejam violadas e protegem também as mercadorias de serem furtadas, consumidas ou danificadas sem autorização e promovem as marcas, suas crenças e valores,estabelecendo um elo de comunicação entre as empresas e seus públicos consumidores.
Além disso as etiquetas contribuem com a otimização do processo de compra e venda, pois elas possuem o códigos de barras que após sua leitura os valores são inseridos aos caixas e compra passa de maneira mais ágil, automatizado e dinâmica.
Assim elas estão presentes em todos os produtos que são comercializados nem que seja apenas para informações básicas como o preço.
A variedade de produtos, fez com que o mercado produzisse uma variedade de etiquetas com características diferentes que são mais indicadas para determinados tipos de produtos. Saiba quais são elas e suas aplicações no mercado.
Etiquetas de segurança
A etiqueta lacre serve para vedar as embalagens dos produtos, por isso possuem como principal característica a durabilidade e resistência a rasgos e furos manuais.
O lacre é aplicado a diversos tipos de embalagens e tem como principais finalidades:
- Impedir violações;
- Impedir danificações aos produtos;
- Promover mais segurança;
- Promover mais proteção e resistência.
Esse modelo de etiqueta é mais aplicado em embalagens alimentícias e também em mercadorias que precisam ser transportadas para lugares distantes e por isso precisam ser protegidas para que não estraguem ao longo do caminho.
Além disso, as etiquetas adesivas lacre de segurança também serve para identificar produtos que são mais frágeis ou possuem alguma restrição de uso, demando mais atenção e sutileza para o seu manuseio e aplicação.
Etiquetas para roupas
Outra categoria de etiqueta são aquelas utilizadas nas roupas. Atualmente esses produtos são compostos por mais de uma etiqueta, sendo que uma é destina às informações como materiais utilizados e instruções de uso e conservação.
Outra indica o tamanho e a marca da empresa fabricante e outra serve tem o código de barras e o valor da peça, nestas normalmente há os pinos de segurança que impedem que as peças sejam furtadas.
Dentre essa variedade de etiquetas as internas e mais difíceis de serem removidas são as etiquetas bordadas para roupas que são confeccionadas em empresas de etiquetas com máquinas especializadas nesta produção.
O bordado permite personalização com imagens em diferentes formatos e cores. Assim elas oferecem o serviço completo, ou seja, tanto as etiquetas com as informações do produto quanto a etiqueta da marca que também indica uma propriedade intelectual.
A etiqueta bordada para roupas são inseridas na parte interna e são obrigatórias, pois as suas informações impedem não apenas danos a peça, mas também as pessoas que podem ter alergia aos tecidos que são utilizados nas confecções, por isso as informações são essenciais.
Impressoras
Diferente tipos de etiquetas demandas diferentes tipos de máquinas para sua produção. As etiquetas bordadas utilizam uma máquina a base de fios de linhas pois o sua produção não é digital, os demais modelos de etiquetas são em sua maioria impressos.
Há etiquetas que são mais resistentes e com papeis diferentes e por isso o processo de impressão também é diferente.
A impressora térmica possui um refil e processo de impressão diferente das impressoras comuns, assim elas usam o ribbon para impressora de etiquetas. O ribbon pode ser comparado aos torners das impressoras comuns, são fitas de transferência térmica revestidas de cere ou resina.
Esse modelo é composto por um lado com tinta preta e outro com silicone. Por serem impressoras térmicas o processo de impressão é por meio da troca de calor e a composição do ribbon permite que esse processo ocorra de forma eficiente.
A impressora ribbon é comum em diversas lojas e estabelecimentos comerciais, pois são utilizadas para impressão de códigos de barra, notas fiscais, logotipos, gráficos e códigos bidimensionais. São impressoras pequenas e normalmente estão dispostas nos caixas dos estabelecimentos.
Desse modo as etiquetas são produzidas e comercializadas atendendo a diferentes propósitos, servindo tanto para informar quanto para proteger e coibir comportamentos errôneos e ilegais.
Além disso, as etiquetas são invenções que contribuem para a otimização dos processos de compra e venda tornando-os mais dinâmicos e simples de serem realizados.