etiquetas comunicação

Os diversos tipos de etiquetas e suas aplicações no mercado

As etiquetas são ferramentas que servem para informar quais são os componentes utilizados da confecção dos produtos, trazem instruções de como conservar e como consumir, além de informar seu valor, permitindo que os clientes tenham acesso a todas as informações que são relevantes para sua escolha.

Além disso, no decorrer do tempo, elas passaram a ser personalizadas e incluir informações que promovam a instituição que produz, e, com os avanços tecnológicos, elas passaram a ter em sua formação o código de barras que permite uma automação dos processos de compra e venda em todos os estabelecimentos comerciais.

Disponíveis em diferentes modelos, estilos, formatos e dimensões as etiquetas são obrigatórias e um ótimo recurso visual para as empresas promoverem sua identidade visual e imagem perante o público consumidor. Melhorando seu posicionamento e consolidação no mercado.

Etiqueta para segurança

Servindo para impedir que os produtos sejam violados ou danificados, as etiquetas de segurança foram desenvolvidas e aplicadas aos mais variados modelos de embalagens e produtos.

Além disso, elas são aplicadas para informar os riscos que os produtos podem apresentar aos seus consumidores. Atualmente há quatro modelos de etiquetas de segurança que podem ser utilizadas nos produtos, sendo elas:

  • Lacre;
  • Casca de ovo;
  • Void;
  • Destrutíveis.

A etiqueta lacre é aplicada em tampas, caixas e diversos outros modelos de embalagem para evitar que o produto seja aberto na gôndola ou durante o seu transporte.

Esse modelo também pode ter mecanismos que assegurem a sua autenticidade de produto não violado. Esses modelos são resistentes a água e rasgos.

O modelo casca de ovo, assim como as destrutíveis, é produzido com materiais que ao tentarem ser removidos são partidos em pequenos fragmentos, evidenciando a tentativa de remover o lacre e impedindo que seja novamente colocada quando retirada completamente.

O modelo de etiqueta void demonstra visualmente quando são removidas, pois elas revelam palavras ou padrões geométricos que são impossíveis de serem replicados. Nesse tipo de etiqueta os principais mecanismos de segurança são:

  • Tintas reagentes;
  • Holografia;
  • Microletra;
  • Fundo numismático;
  • Códigos de barra;
  • QR Code.

Quanto maior a necessidade, maior é a combinação dos recursos e materiais aplicados para segurança do produto.

Etiquetas personalizadas

As etiquetas personalizadas podem ser reproduzidas em diferentes modelos e tipos de materiais, tendo os modelos que não são de impressão, como os utilizados nas roupas e artigos para casa como toalhas, panos e cortinas.

E, as etiquetas personalizadas para imprimir que são produzidas por meio das gráficas ou pelas próprias fábricas com máquinas específicas e que automatizam os processo.

A personalização permite que elas sejam adaptáveis a todos os produtos, desde os menores aos maiores, com mais ou menos delicadeza, agregando na composição visual de cada produto comercializado.

Atualmente há alguns modelos, como as etiquetas para produtos congelados, etiquetas para embalagens e etiquetas para produtos mais sofisticados.

etiqueta para joia demonstra como as etiquetas podem ser completamente transformadas para serem harmônicas aos produtos.

Nesse caso, elas são pequenas, delicadas, sofisticadas e resistentes, com mecanismos de segurança que impedem ações de furto ou roubo da mercadoria.

Impressão de etiquetas

Mas para que as etiquetas agreguem ao produto, valorizando-os ainda mais, é preciso que os processos de impressão sejam corretos, ou sejam conduzidos por profissionais capacitados e máquinas específicas. Imprimir etiquetas requer atenção aos detalhes e as ferramentas adequadas.

As impressoras precisam ser verificadas antes do processo ser iniciado, assegurando o seu funcionamento sem danos ou problemas às etiquetas.

Um dos acessórios que precisa ser conferido são os seus suprimentos, como os cartuchos, as bandejas que servem para as folhas, os cilindros, reveladores e finalizadores, após a verificação dos suprimentos para impressora o processo pode ser iniciado com segurança e qualidade.

Como há uma variedade de modelos de etiquetas, há também uma variedade de modelos de impressoras, por isso, alguns modelos são mais comuns aos comércios, como a impressora térmica, tem um funcionamento simples, mas diferente dos modelos convencionais para impressões comuns.

O principal diferencial é o ribbon para impressora, um filme entintado utilizados nas impressões por termotransferência, ou seja, um rolo de filme que contem a tinta que é utilizada nas impressoras térmicas, que imprimem pequenas e médias etiquetas adesivas.

Impressas corretamente, todas as etiquetas podem ser aplicadas aos produtos, informando, orientando e promovendo a sua marca produtora.