O mercado comercial atualmente segue em constante crescimento e isso causa uma grande concorrência nos mais diversos segmentos da nossa sociedade.
Por isso, é cada vez mais comum perceber empresas variadas tentando realizar enormes inovações para continuar conquistando consumidores. Isso se dá, porque, verdadeiramente o costume da sociedade mudou extremamente com o passar do tempo.
Atualmente, tudo é mais rápido, ágil e as empresas que querem continuar crescendo devem roubar a atenção dos clientes rapidamente.
Por este motivo, as equipes de propaganda e marketing corporativas estão sempre atrás de soluções modernas que conquistem ao cliente e, portanto, saem na frente da concorrência.
Comunicação visual – Plano de Marketing, simples e moderno
A comunicação visual, por exemplo, é uma estratégia moderna que visa chamar a atenção dos clientes de maneira simples através de imagens, logos, gráficos, símbolos, entre outros.
Isso porque essa estratégia se dá baseada em estudos que confirmam que a população brasileira lê cada vez menos e, por isso, se você quer chamar a atenção dos consumidores, os longos – e tradicionais – textos devem ser descartados.
Desta forma, cabe ao designer gráfico desenvolver logos e infográficos para as empresas, conforme suas características principais e aplicá-los em diversos itens como banners, canetas, camisetas, mouse pad personalizado, entre outros modelos de brinde.
Afinal, desta forma, ocorre uma propagação natural, e extremamente funcional, da marca dessa empresa. Tanto é funcional que, atualmente, podemos reconhecer diversas marcas apenas visualizando o seu logo, por exemplo.
Com esse logo bem desenvolvido e contando, justamente, com diversas características das empresas, uma das principais formas de propagar essas imagens é utilizando, portanto, itens comuns do cotidiano das pessoas.
Desta forma, o logo estará sempre chamando a atenção desse consumidor em potencial. Com isso, as empresas seguem a estratégia, por exemplo, de oferecer brindes durante eventos, nestes itens, estará presente o logo e outras informações da empresa.
E isto é, não apenas uma maneira de estreitar os laços com os consumidores, como também um grande plano de marketing.
Vantagens da utilização de brindes personalizados
Brindes corporativos personalizados estão entre as melhores alternativas para os profissionais que desejam realizar ações de marketing extremamente assertivas.
Além de promover a imagem da empresa, eles contam com o poder de estimular no cliente o sentimento de exclusividade.
No entanto, para isso, não são necessários itens extremamente sofisticados, mas sim simples, os quais o cliente usará em seu dia a dia, como um Moleskine personalizado ou um mouse pad personalizado com apoio, entre outros itens, que, ao utilizar em seu cotidiano, o cliente sempre se depare – de maneira natural – com o logo daquela determinada empresa.
Oferecer, portanto, brindes aos clientes, como dito, além de realizar um agrado, está ligado à estratégia de marketing que tem o objetivo primordial de promover a consciência e o reconhecimento da marca.
No entanto, desta forma, este modelo de publicidade acaba oferecendo ganho tanto à própria empresa como aos clientes que podem contar com itens extremamente usuais.
Entre os mais utilizados, por exemplo, está o risque e rabisque personalizado que é uma caderneta que pode ser utilizada para anotações ou agendas e, por isso, é um dos brindes favoritos dos clientes, assim como o mouse pad personalizado para brindes.
Como visto, as vantagens para os clientes são grandes, mas para a empresa são ainda maiores, como:
– Lembrança: Um brinde totalmente personalizado colabora com a frequente lembrança da marca no psicológico do cliente, passando, desta forma, a associá-la de maneira positiva, principalmente se o brinde em si for algo extremamente relevante e de ótima qualidade;
– Proximidade: Ao oferecer uma caderneta moleskine personalizada, por exemplo, desperta o lado familiar e empatia junto ao cliente, como se ele e sua empresa tivessem um laço;
– Reciprocidade: Ao receber um presente, no inconsciente das pessoas, desperta-se um dever de retribuir, de alguma forma, com este ato. Neste caso, o cliente sempre pensará, não apenas, em consumir os produtos como também indicá-los;
– Custo-benefício: A distribuição de brindes se mostra tão funcional como outros modelos de estratégia de marketing; no entanto, contam com bem menos investimentos;
– Valorização: Ao receber um brinde, o cliente se sente valorizado e reconhecido por esta empresa;
– Compartilhamento: Ao utilizar em seu cotidiano esses brindes, os clientes acabam de maneira inconsciente compartilhando essa marca.