Os produtos que têm como destino o consumidor final precisam apresentar em suas embalagens, não apenas as informações necessárias, como também quantidade, ingredientes, características principais e finalidades específicas.
Eles precisam passar uma imagem de proteção, para que possam chegar até as residências de forma que garanta seu uso correto, sem perder a qualidade.
A proteção contra agentes externos, como iluminação natural e a possibilidade de infestação de pragas, também deve ser um objetivo de uma embalagem devidamente criada para proteger os produtos.
Um dos produtos mais consumidos no mundo, o refrigerante, tem em sua embalagem diversas características que chamam a atenção do consumidor.
Como estamos vivendo em um mundo globalizado, e a importação e exportação de produtos é uma constante na maioria dos países do mundo, é preciso que as marcas sejam reconhecidas em todo e qualquer lugar.
A proteção também deve estar atrelada à qualidade do produto, pois muitas vezes eles são transportados nos mares, em navios cargueiros que levam milhares de produtos.
Proteção deve caracterizar produtos
Para proteger da melhor forma possível estes produtos, mesmo com as embalagens desenvolvidas para que atendam todas as especificações técnicas, é possível complementar com outros protetores, como plásticos bolha, que são envoltos em torno de toda a produção que está sendo encaminhada.
Mesmo no transporte terrestre, entre a fábrica e os centros de distribuição, estes cuidados devem ser tomados, para que a qualidade do produto não se perca pelo caminho.
Atendendo ao apelo de entidades protetoras ambientais, as empresas se tornaram amigas da natureza e começaram a oferecer programas de reciclagem, que retiram dos lixos comuns, materiais que podem, e devem, ser reciclados.
Por isso, é possível encontrar, atualmente, fábrica de garrafas pet que recebe este tipo de material e encaminha para destinações corretas, que transformam as garrafas plásticas em novos produtos, que podem ser facilmente encontrados no mercado de consumo.
Assim como no mercado de alimentação, o setor de beleza também tem investido em produtos que sejam ecologicamente corretos, que atendem às demandas de uma agenda ecológica, protegendo o meio ambiente de produtos que sejam prejudiciais às cadeias alimentares.
Isso pode ser percebido na embalagem para shampoo, que agora atende regras mais rígidas de proteção, e que também é fabricada com um material totalmente reciclável, que pode ser encaminhado às empresas que trabalham com reciclagem de vidro, plástico, papel, ferro e entre outros materiais.
Em produtos que se tornam inservíveis, como fraldas descartáveis, por exemplo, é possível encontrar o filme gofrado, que não pode ser reciclado de forma direta.
Mas ainda assim, quando feito o descarte correto, é possível encaminhar para aterros sanitários, que realizam a queima de lixo de forma sustentável, produzindo gás metano e fornecendo à fábricas e indústrias, como forma de energia para máquinas e caldeiras.
A reciclagem não pode, e nem deve, ser uma moda passageira. O consumo de matéria-prima advinda da natureza está ficando mais escassa, e se a humanidade não rever conceitos de consumo, logo teremos sérios problemas, como mudanças climáticas radicais, degelo dos polos e ascensão do nível do mar, trazendo consequências graves.
Levando o produto para casa
As empresas e o comércio, em geral, costumam acompanhar o apelo quanto aos cuidados com a natureza e se atualizam compulsoriamente às necessidades de embalagens que sejam amigas do meio ambiente.
Entre estas embalagens, é preciso que os empresários fiquem atentos a algumas características, que permitem se enquadrar na categoria da sustentabilidade:
- Dimensões apropriadas para cada produto;
- Dar preferência a produtos recicláveis;
- Oferecer orientações de reciclagem na própria embalagem;
- Facilitar a triagem do material reciclado.
Enquanto algumas empresas preferem solicitar ao consumidor ou cliente para que utilizem sacolas próprias, há aquelas que enxergam uma oportunidade de ampliar o mercado, com propagandas diferenciadas, atingindo um maio público-alvo, produzindo sacolas personalizadas, que podem ser utilizadas mais de uma vez.
Com isso, incentivam o consumidor a reutilizar materiais que podem ser usados em diversos momentos. Conhecido como propaganda gratuita, ajuda a fortalecer a marca e amplia a área de atuação.
Mais comuns em em armazéns e padarias, os produtos que são vendidos de forma individual também podem ter suas embalagens redimensionadas, atendendo a recursos que podem ser reutilizados, oferecendo sacolas de papel que podem ser facilmente recicladas.
Desta maneira, as empresas e os consumidores seguem um novo caminho de recuperação do meio ambiente, onde cada um faz sua parte individual, e também de forma coletiva.