Quando se fala em realização de eventos, muitas pessoas já lembram de casamentos ou aniversários. Porém, existem vários tipos de comemorações que podem ser realizados, inclusive, no ambiente corporativo.
Os eventos corporativos são promovidos de empresa para outras empresas parceiras, da empresa para o cliente e até mesmo da empresa para os colaboradores (funcionários).
Existem vários motivos pelos quais realizar um evento corporativo se torna uma ação importante. Entre os motivos podemos destacar:
- Promoção da empresa;
- Atração da visibilidade dos clientes;
- Aumenta o interesse de investidores;
- Promove o conhecimento com novos parceiros;
- Aumenta o conhecimento, treinamento e preparo do corpo técnico.
Sendo assim, um evento pode ser realizado com a intenção de capacitar o funcionário e até mesmo de divulgar a marca e um negócio.
Diante desse cenário, discutir sobre a comunicação mercadológica é fundamental para conseguir posicionar a sua marca, obtendo um diferencial competitivo diante de concorrência. Confira!
O que é a comunicação mercadológica?
Quando falamos em comunicação, é importante ressaltar que existem vários tipos. Por exemplo, existe a comunicação visual que utiliza elementos gráficos, digitais ou impressos para divulgar uma marca ou produto.
Existe também a comunicação institucional, que é utilizada para consolidar a missão, visão e valores de uma empresa.
Podemos falar ainda a respeito da comunicação interna, que consiste em práticas e táticas empresariais de comunicação excelente entre os colaboradores.
Além desses tipos de comunicação que citamos, a mercadológica também está disponível com a intenção de melhorar a imagem empresarial, assim como seus serviços e os produtos, trazendo essa exposição positiva no mercado.
Com esse aumento de visibilidade, o empreendedor consegue obter vários benefícios, como:
- Aumento das vendas;
- Aumento da receita, ou seja, dos lucros;
- Maior presença no mercado, em seu setor de atuação;
- Mais credibilidade no mercado.
Essa comunicação mercadológica pode ser feita por especialistas em marketing, comunicação assim como administradores, de forma eficiente e estratégica. Uma das formas de promover essa comunicação voltada ao mercado é por meio de eventos.
Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a tornar o seu evento corporativo ainda mais agradável e interessante tanto para os colaboradores, mas, principalmente, aos investidores e novos parceiros.
Elementos importantes para a realização de um evento empresarial
A organização de um evento já envolve diversos procedimentos burocráticos que precisam ser vistos com cerimonialistas e decoradores. A escolha do local também é importante para conseguir tornar a experiência dos convidados ainda mais agradável.
É nessa hora que a equipe de comunicação mercadológica verá qual evento a empresa pode realizar assim como quais ela deve participar. Por exemplo, participar de uma feira livre ou feira de eventos pode ser fundamental para a empresa.
Esses eventos são importantes porque reúnem várias empresas, investidores e potenciais clientes em um local só. Praticamente, muitas marcas importantes e reconhecidas no mercado estarão lá e por isso, sua empresa e une com a equipe de comunicação visual para obter aquele destaque.
No seu stand, por exemplo, você pode incorporar vários elementos personalizados, desde banners, folhetos e cartazes, além de entregar brindes aos visitantes, como é o caso das canetas personalizadas.
Inclusive, apostar na entrega de brindes é uma excelente opção para quem deseja obter um diferencial para a marca.
Outros elementos além da caneta podem ser entregues, como camisas e até mesmo blocos de anotação, com logotipo, nome , telefone e endereço da empresa. São muitas opções disponíveis.
Para a realização de eventos, é possível incorporar vários elementos da comunicação visual que, geralmente, serão utilizados para transmitir uma mensagem ao cliente e promover sua marca.
Um desses elementos é um Painel Backdrop que, geralmente, é instalado em locais onde representantes da empresa concederão entrevistas à imprensa, além de ser um local de fotos contendo o logotipo de nome da empresa.
Vários elementos de acrílico também são confeccionados, desde copos até alguns displays de entrega.
Esses materiais são feitos em um vacuum forming acrílico, que transforma as resinas de plásticos em um material fácil de utilizar, como bandejas.
Esse processo ocorre através de altas temperaturas e proporciona elementos com qualidade.
Identifique sua marca
Já que estamos falando sobre estratégias de comunicação visual e mercadológica, vale a pena falar que a identificação da sua marca é fundamental. Os investidores e clientes precisam reconhecer o seu negócio assim como os funcionários que estão no evento.
Por isso, entregue um crachá em branco com a identificação dos funcionários, assim como identifique também as pessoas que estão participando do evento. Isso é fundamental para uma análise de mercado.