Banners e faixas são ferramentas de comunicação muito utilizadas, para fazer propagandas ou até mesmo a divulgação de algum produto ou serviço.
Bastante comuns em grandes feiras de eventos, PDVs, apresentação de trabalhos acadêmicos e até mesmo nas ruas, estes itens podem conter tanto imagens, quanto textos com descrições dos serviços ou produtos, que estão sendo apresentados ou vendidos.
Conheça as características de cada item
Para entender qual a melhor opção para a sua necessidade, primeiramente, vamos explicar a principal diferença entre essas duas ferramentas de comunicação visual:
Faixas
A principal característica das faixas e a que mais as diferencia dos banners, é o seu formato. Normalmente, elas são confeccionadas em formato retangular e instaladas na horizontal, podendo serem feitas de diversos materiais.
Produzidas para serem expostas em áreas externas ou internas, as faixas são feitas para despertar a atenção de qualquer pessoa, que esteja passando pelo local onde ela está instalada.
Para que isso aconteça, o texto precisa ser curto – para que até as pessoas que estejam passando rapidamente pelo local, consigam ler – mas, também, objetivo.
As cores são outros itens muito importantes nesse tipo de material. Elas precisam ser chamativas e combinar com a diagramação, que deve ser bem distribuída.
Quanto a sua utilização, as faixas são mais indicadas para exposição em locais que apresentam uma fachada grande.
Assim, quando penduradas, elas favorecem a divulgação dos serviços ou produtos, que estão sendo apresentados naquele local. Confira alguns exemplos de utilização de faixas:
- Supermercados;
- Comunicação em ruas sobre o trânsito local;
- Informar a inauguração de um novo espaço;
- Comunicar a mudança na direção de um estabelecimento comercial;
- Indicar promoções em um curto período de tempo; Etc.
Banners
A confecção de banner é feita sempre na vertical e sua instalação pode ser feita em ambientes internos ou externos.
Na maior parte dos casos, os banners são utilizados em ativações temporárias, para divulgar shows, feiras, promover eventos, etc.
Diferentemente das faixas, os banners apresentam uma área útil maior, o que facilita a disposição e diagramação das informações, o que pode contribuir positivamente com a leitura do público.
Por serem diagramados com letras menores e menos chamativas, eles são indicados para exposição em ambientes mais compactos. Abaixo, veja alguns exemplos de onde e para quê os podem ser utilizados:
- Divulgação de marca;
- Exposição de trabalhos acadêmicos;
- Recepção de eventos;
- Exposição e divulgação de produtos;
- Festas de aniversário e casamentos;
- Feiras e eventos corporativos;
- Ações de marketing de guerrilha; Etc.
Onde e como realizar a confecção de banners e faixas?
Na hora de confeccionar banners e faixas, sempre procure por profissionais especializados e gráficas de confiança.
É importante que a confecção de banner e faixa seja feita em lugares especializados, pois os materiais e tintas utilizados para imprimi-los são específicos, e podem contribuir para a maior ou menor durabilidade do produto.
Por exemplo, algumas faixas ou banners, podem ficar expostos em ruas, avenidas ou fachadas ao ar livre, sofrendo com a ação de ventos, chuvas ou até mesmo a altas temperaturas.
Apesar disso, há muitas ofertas de formatos e materiais disponíveis no mercado, como, por exemplo o banner em lona.
Esse material, produzido em policloreto de vinilo, um tipo de plástico resistente e de alta qualidade, também conhecido como PVC.
Pode ser apresentado nas versões fosca e brilhante e em formatos e tamanhos diferentes, como o banner suspenso, L e X banners – com tirante em madeira ou acabamento em ilhós.
Além da lona, algumas gráficas também oferecem ao cliente a opção de imprimir banner em outros materiais, como tecido e papel.
As gráficas podem oferecer serviços de impressão de banner desses materiais, com prazos mais longos. Por isso, é importante pesquisar e inserir esse período no cronograma.
O design está pronto e agora é a hora de imprimir. Nesse momento, é muito importante procurar por uma gráfica de confiança, para que todo o trabalho tenha um resultado de destaque.
Vamos pensar na organização de um evento. Desde o momento da tomada de decisão sobre participar daquela ocasião, um cronograma começa a ser montado.
Neste processo, é importante considerar o tempo e imprevistos que a gráfica pode levar para imprimir o material.
Porém, caso a demanda de produção da faixa ou do banner, tenha chegado na última hora, é importante levar o arquivo para impressão em gráfica rápida, que faz o trabalho em poucas horas.
Com todas essas informações, imaginar quanto custa imprimir um desses materiais não é muito fácil. É importante reforçar que, antes de pensar no custo, é preciso levar o benefício em consideração.
Investir nesses materiais de comunicação, pode trazer vantagens significativas de negócio para as empresas, despertando a curiosidade e atenção de seu público-alvo.
O preço de banner ou faixa, pode variar de acordo com o material e as dimensões escolhidas. Por isso, outra importante dica, é fazer orçamentos e procurar pela empresa especializada que apresenta o melhor custo-benefício.