Seja no formato de caixas ou de Sacos de papel para alimentos, as embalagens de comida precisam cumprir uma série de requisitos de fabricação.
Segundo o conceito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), toda embalagem para alimento deve empacotar, proteger e conservar os alimentos. Ou seja, as embalagens não podem fazer com que as propriedades dos alimentos se percam.
Isso é fundamental para a logística dos alimentos, já que todo produto que chega às prateleiras do mercado passa por algumas etapas. Neste sentido, as Caixas de papelão SP são produtos indispensáveis para transportar as mercadorias com segurança.
Isso porque, além de manter a temperatura do produto agradável, as caixas de papelão são multifuncionais. Seja no manuseio, na proteção dos produtos contra eventuais ‘choques’ ou no armazenamento em grande quantidade, esta alternativa pode ser muito vantajosa.
Quer saber mais sobre quais são as embalagens mais adequadas para o transporte de alimentos? Este artigo é para você!
Embalagem para alimentos: O que não pode faltar?
Da fabricação à distribuição de alimentos, o controle de qualidade tem normas rígidas. No que diz respeito às embalagens, a Anvisa entende que Sacos de papel para alimentos, caixas ou outros tipos de embalagem cumprem um papel muito importante.
Segundo a publicação Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas de embalagens para produtos alimentícios, toda embalagem precisa proporcionar as seguintes características:
-
Proteger os alimentos contra adulteração;
-
Conservar a integridade do produto em caso de acidente;
-
Proteger os alimentos em caso de ruptura de tampa/embalagem;
-
Ter resistência à quedas e condições adversas.
Nesse contexto, há lojas que vendem Caixas de papelão SP justamente para atender as necessidades de empresas de logística.
Neste ponto, é importante destacar que toda embalagem alimentícia usada para o transporte faz parte de um grupo terciário das embalagens. Além do papelão, esses produtos podem ser compostos com vidro, metal, plástico e outra eventual matéria-prima.
Independentemente do modelo, uma embalagem ideal para o transporte de alimentos precisa oferecer todas as características listadas acima.
Tipos de embalagem para transporte
Transportar um engradado de cerveja é diferente de fazer o transporte de ovos ou caixas de leite. Por isso, o tipo de embalagem ideal para o transporte de alimentos depende muito do tipo de alimento, do espaço que ele ocupa e do meio de transporte que será utilizado.
Nesse contexto, uma Caixa de papelão sob medida, por exemplo, pode ser a solução ideal.
Com formatos variados, as caixas são acessórios preparados para proteger os alimentos contra diversas condições de temperatura e transporte. Além disso, são itens com baixo custo de fabricação e possibilidade de reutilização, o que é muito interessante no ponto de vista da sustentabilidade.
Em relação às embalagens de plástico, por exemplo, o tempo de decomposição de uma caixa de papelão demora séculos a menos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as embalagens de plástico levam 450 anos para se decompor.
Já o tempo de processo que as embalagens de papel leva para decompor dura entre três e seis meses. Isso é mais um motivo para investir no papelão como matéria-prima das Embalagens de papel para alimentos.
Plástico bolha
Apesar de não ser uma embalagem concreta, o plástico bolha é um recurso muito usado na proteção de alguns produtos. É mais comum encontrar esse material na proteção de objetos eletrônicos, contudo, também é possível encontrar alguns modelos específicos para alimentos.
Neste caso, o plástico serve para conservar frutas, vegetais e outros alimentos que ficam na geladeira. Mas, Plástico Bolha Onde Comprar?
Assim como há empresas especializadas em caixa de papelão, existem empresas que só trabalham na produção e venda de plástico bolha. É possível (e muito indicado) completar a proteção destes produtos com modelos de caixa de papelão.
Independentemente do estilo da caixa ou do plástico bolha, é preciso se atentar sempre à qualidade do material e validade de conservação conforme o alimento transportado. Como os alimentos podem ser ou não perecíveis, as embalagens também devem ser escolhidas com base nessas características.
A Bobina de papel é um material que torna a fabricação das caixas de papelão mais resistentes e também serve para complementar outros tipos de embalagem e produtos que podem identificar os alimentos.
Por fim, qual a embalagem ideal para transportar alimentos? Sem dúvidas, a que protege, conserva e permite que os produtos cheguem intactos na casa do consumidor.