A comunicação visual é uma área que abre muitas possibilidades para as estratégias de divulgação de uma empresa, evento ou serviço. Tanto que é a partir das técnicas de corte a laser e moldagem que fachadas, brindes e objetos ganham vida.
Os expositores de folders ou de vitrines, por exemplo, podem ser feitos com máquinas específicas para acrílico. Assim como essas máquinas podem ajudar não só a produzir a peça mas também personalizá-la com um logotipo ou um símbolo personalizado.
Também há outras inúmeras funcionalidades que o Corte a Laser Acrílico pode trazer. Da criação de placas comemorativas até a construção de expositores e fachadas, a versatilidade dessa matéria-prima abre caminho para várias finalidades.
Mas, além do acrílico, existem outras técnicas que também servem para a criação de produtos únicos. Existem técnicas que consistem em materiais mais específicos.
O método chamado de Gravação a laser em metal pode ser usada para criar desde um chaveiro personalizado até estruturas que sustentam painéis de eventos ou placas comemorativas.
Independente da matéria-prima ser feita em acrílico, metal ou vidro, uma coisa é certa: o setor de corte, moldagem e gravação é estratégico para a comunicação visual.
Quer saber mais sobre o assunto e avaliar qual se encaixa melhor na estratégia do seu negócio? Continue lendo esse post feito para você!
Corte a Laser Acrílico: como funciona
Coloridos, resistentes, transparentes. Essas são algumas características do acrílico, que é um material esteticamente muito agradável para a criação dos mais diversos objetos.
Se você já foi a um evento e ganhou um copo de acrílico com a logo de uma marca, saiba que, antes de assumir essa forma, o acrílico passou pelo processo de Corte a Laser Acrílico. Mas você deve estar se perguntando como funciona esse método na prática, certo?
Assim como o acrílico, qualquer matéria-prima tem um estado bruto. Antes dessa matéria se transformar em objetos, ela precisa ser moldada, receber um design, montada e passar por um acabamento.
Para dar conta desse processo, as empresas especializadas em comunicação visual contam com uma equipe que vai desde um designer, a pessoa que faz o manuseio da máquina de corte até quem fica responsável pelo acabamento da peça.
Nessas máquinas, que são muito específicas, essa matéria-prima passa por transformações químicas, é derretida com o laser e é moldada a partir dessa maleabilidade adquirida.
É importante destacar que o processo não para após o corte. Afinal, para ganhar um toque personalizado, a peça também passa por uma maquina de gravação onde recebe a logotipo ou qualquer outro detalhe que a identifique de forma única.
As vantagens e possibilidades desse método no acrílico são inúmeras, mas em resumo:
-
Variedade de cores e formatos;
-
Resistência e alta durabilidade;
-
Custo baixo.
Gravação a laser em metal
Assim como o acrílico, outras matérias-primas podem assumir formas e possibilidades diversas com esse processo de corte e moldagem.
Para materiais sofisticados e objetos que vão desde placas de homenagem de formaturas até painéis de evento, a Gravação a laser em metal é uma técnica muito requisitada.
Na prática, essa técnica é feita com muita precisão, pois a moldagem de metais como aço, ferro ou inox exige muita precisão para que a matéria-prima ganhe forma e mantenha as propriedades.
Durante esse processo, o metal recebe calor do raio laser, podendo ter a cor modificada ou ganhar contraste. Para que o metal assuma formas personalizadas como, por exemplo, a gravação em uma caneta metálica, existe um trabalho de design minucioso.
Para fazer esse trabalho na prática, a empresa precisa de uma maquina de gravação específica e de técnicas muito precisas para obter um bom resultado. Quando esse processo é feito com qualidade, as técnicas de corte e moldagem a laser no metal, podem resultar em produtos como:
-
Placas comemorativas;
-
Painéis personalizados;
-
Chaveiros personalizados;
-
Itens de decoração.
Gravação a laser em vidro
Para empresas que trabalham com ocasiões especiais como formaturas e casamentos, a técnica da Gravação a laser em vidro pode ser uma ótima forma de criar copos e taças personalizados.
Na prática, essa técnica consiste na união de um trabalho personalizado de design com máquinas de corte precisas a ponto de proporcionar um toque único e delicado à este material.
O vidro por si só já é uma matéria-prima altamente decorativa e que pode ser maleável de diversas formas, mas para obter bons resultados com a Gravação a laser em vidro, é preciso avaliar alguns fatores.
O portfólio da empresa nessa área, a experiência do operador da técnica e a qualidade do equipamento são algumas peças-chaves neste contexto.
Independente do tipo de corte ou da matéria-prima, uma coisa é certa: o trabalho com laser é um trabalho fundamental para a comunicação visual. As técnicas podem ser usadas para a indústria, para o mercado automotivo ou áreas que refletem no dia a dia.