Você trabalha em uma empresa ou é proprietário de uma e não sabe como alavancar o seu negócio? Deseja atrair maior visibilidade dos clientes, mas, não sabe como? A contratação de uma empresa de comunicação visual para auxiliar seus negócios pode te ajudar a conquistar a visibilidade, confiança e credibilidade dos seus clientes.
Mas, o que uma empresa de comunicação visual faz? Existem várias marcas no mercado, em diversos segmentos e setores. E aí surge a dúvida de como obter diferencial competitivo nesse mercado e conquistar os clientes.
Isso exige bastante criatividade, inovação e disposição, e é esse o trabalho da comunicação visual. O segmento tem como objetivo transmitir uma mensagem ao cliente por meio de um elemento visual.
Esse elemento visual se apropria do logotipo e identidade visual da empresa para divulgar a marca, um produto, desconto e até mesmo promoção.
Por meio de técnicas de marketing, publicidade e propaganda e criação artística do designer, as criações podem ser expostas em banners, outdoors, em redes sociais e comerciais televisivos, assim como estratégias de comunicação visual dentro da própria loja.
E por que isso é importante? Isso é importante porque faz com que sua empresa tenha um diferencial competitivo diante das outras e possa ser lembrado pelo seu cliente, indicado, referenciado.
Isso faz com que seus lucros aumentem, seu negócio cresça e você, conquiste mais clientes. Vale ressaltar que a empresa de comunicação visual desenvolve estratégias especificas, respeitando cada segmento e suas particularidades e aproveitando as oportunidades de negócio.
Como citamos, além de estratégias visuais maiores e mais extensas, o segmento atua também na própria loja, criando estratégias de divulgação que estejam mais próximas ao cliente. E é sobre elas que falaremos nesse artigo.
Proximidade com seu cliente: como chamar a atenção?
Provavelmente, você já foi a um shopping e passou por um corredor de lojas. Você já parou para pensar o que faz você entrar em determinada loja e não em outra?
Provavelmente, a loja que você entrou contava com um adesivo vinil colado nas paredes com o nome “promoção”, “desconto”, “aproveite”, “só hoje”, ou que tinha algum indicativo ou placa que o motivou a conhecer melhor a loja.
Isso que a empresa utilizou, sem dúvidas, é uma técnica de comunicação visual e marketing e que garante a empresa um diferencial competitivo.
A técnica da utilização dos adesivos é bastante comum e a impressão adesivo, bastante acessível ao empreendedor. Isso porque, os adesivos são:
- Fáceis de instalar;
- Podem ser personalizados;
- São elementos bastante atrativos;
- Traz uma liberdade visual.
Sua impressão pode ser feita em gráficas e em empresas especializadas nessa ação.
Outro elemento que pode ser importante nesse momento de atrair a atenção do cliente diante de várias lojas é a instalação de um totem sinalização, com o nome da empresa, setas indicativas para a entrega, além de servir como um referencial ao cliente de onde estão os produtos que ele deseja.
A entrega de brindes aos clientes também pode ser uma excelente estratégia de comunicação visual para o seu negócio. Mas, como isso funciona? Diversas pessoas criam promoções em cima de seus produtos, do tipo: a partir de 5 compras, você ganha tal produto de graça.
Isso são técnicas que ajudam a fidelizar o seu cliente e todo mundo ama ganhar presentes, mesmo que eles sejam mais simples. Isso demostra o carinho da empresa com seu público.
Esse presente ou brinde pode ser a revelação de foto, a entrega de uma caneta, caneca, agenda, camisa, bolsa, dentre outros produtos que podem ser personalizados e entregues aos clientes como um referencial da sua marca.
A comunicação visual nas pequenas coisas
Nesse aspecto, é fundamental lembrar que a comunicação visual está presente nas pequenas coisas. Ela pode estar em um outdoor ou nas redes sociais, mas pode chegar perto do seu cliente e deve atingir também os colaboradores da sua empresa.
São eles que de fato “vestem a camisa” e fazem o negócio dar certo. Por isso, eles também precisam ser agradados e ter o referencial da sua marca. Por isso, a entrega de um uniforme, agenda personalizada, caneta, podem atrair seu funcionário.
Outros elementos como papeis timbrados com o nome da empresa, logotipo, telefone e endereço aumentam também a credibilidade do negócio assim como a identificação da marca.