Atualmente, boa parte das empresas e repartições públicas trabalham no sentido de reduzir a quantidade de papel utilizado, digitalizando a maior parte de tarefas e processos.
Por conta disso, essas organizações usam cada vez menos serviços graficos.
Isso, porém, não significa uma sentença de morte para o segmento de papelaria.
O setor ainda é necessário na produção de uma série de materiais e mercadorias – inclusive alguns de uso corporativo, dos mais simples e rápidos de se produzir até projetos mais complexos.
Quer aprender mais a respeito do que faz uma grafica e dos diferenciais proporcionados por seus serviços?
Então, confira algumas das tarefas realizadas por estabelecimentos do tipo no artigo a seguir:
1. Produção de materiais de divulgação
Folders, panfletos e outdoors ainda são usados por empresas para a divulgação dos produtos e serviços por elas oferecidos.
A ideia é transmitir informações importantes para a decisão de compra, tais como:
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Valores;
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Horários de funcionamento do negócio;
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Localização dos pontos de vendas;
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Diferenciais dos produtos e serviços.
Para elaborar todos esses itens, o serviço de uma gráfica é necessário.
Além de contar com profissionais qualificados para dar conta dessa tarefa, estes estabelecimentos dispõem de equipamentos adequados.
Como impressoras de alta capacidade e boa qualidade de impressão e computadores apropriados para visualizar e editar projetos gráficos.
Vale ressaltar que, nos últimos anos, surgiram negócios nesse ramo com uma proposta diferenciada: a grafica rapida, também conhecida como digital.
Ela emprega uma técnica de impressão diferenciada, que se aproveita da tecnologia digital para acelerar o procedimento, reduzindo os seus custos.
2. Consultoria
Por mais que uma gráfica normalmente se limite a prestar a execução de serviços gráficos, o mercado cada vez mais competitivo obriga alguns negócios da área a se diferenciarem da concorrência.
Consequentemente, eles passam a prestar serviços gerais na área – inclusive consultoria IA.
Por conta de sua expertise, eles podem fazer recomendações aos clientes nas seguintes áreas:
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Papéis mais adequados para certos projetos;
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Elaboração de identidades visuais;
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Psicologia das cores;
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Maneiras de reduzir os custos dos projetos.
Desta maneira, estes estabelecimentos oferecem um serviço muito mais completo, prestando uma assessoria completa para os projetos de seus clientes.
3. Elaboração de brindes
Xícaras, cartoes de visita, caixas personalizadas, crachás, cadernos, agendas, canetas, papéis timbrados…
A lista de objetos e brindes que passam por uma gráfica antes de serem entregues ao público é imensa.
O motivo é que esses estabelecimentos contam com uma série de objetos tecnológicos capazes de gravar em papel, como, também, diversos tipos de materiais.
Contudo, no caso de alguns deles, pode ser preciso procurar por um estabelecimento especializado.
Um bom exemplo disso são os projetos tridimensionais, que exigem a aplicação de um método de impressão muito específico. Assim, é preciso pesquisar a respeito disso e analisar as propostas de cada uma das gráficas.
4. Malas diretas
Quem atua no segmento da publicidade sabe que, para grande parte dos profissionais da área, o envio de malas diretas é visto como algo ultrapassado, que não surte resultados consideráveis e que é tida como um desperdício da verba do cliente.
Entretanto, no caso de alguns segmentos, ela ainda é interessante e usada para angariar novos clientes ou garantir a fidelização de quem já adquiriu um produto ou serviço específico.
Nesses casos, é preciso considerar que esse tipo de material exige um projeto gráfico diferenciado, que tenha em conta o fato de que ele vai ser colocado em um envelope e que os dados do remetente e do destinatário têm de ficar em uma posição específica, para que apareçam pela parte transparente.
Da mesma forma, é interessante que a mala direta seja confeccionada em um papel de qualidade, com gramatura mais alta – em outras, palavras, mais rígido.
É uma forma de garantir que o material terá uma aparência mais profissional – e, consequentemente, causará uma impressão melhor em quem o abrir.
5. Materiais informativos
Materiais como jornais e revistas também passam por gráficas.
Apesar de eles serem conhecidos por circularem em papéis mais finos e em conta, isso não quer dizer que o seu projeto gráfico seja ruim.
Muito pelo contrário: ele tem que ser atrativo para os leitores.
Nesse caso, também é interessante que o estabelecimento seja especializado nesse tipo de material.
No caso dos jornais, por exemplo, o processo de impressão é diferenciado, e tem que ser executado por quem entende do assunto.