Insônia é uma palavra que tem origem no latim e significa a ausência de sono. O insone, ou seja, o indivíduo que sofre com a insônia, é aquele que apresenta uma imensa dificuldade em começar a dormir ou que não consegue manter-se dormindo por um tempo. Em ambos os casos, o paciente sofre muito e cronicamente de um sono não restaurador e apresenta-se até incapaz de ser plenamente produtivo durante o seu dia.
Neste texto vamos explicar melhor o que é a insônia e o tipo de tratamento para o paciente poder recorrer para conseguir livrar-se desse grande problema.
O que é a insônia?
A insônia é um tipo de distúrbio do sono que acomete até 10% das pessoas na sua forma crônica e até 40% na sua forma aguda.
Para ser caracterizado como um insone, o paciente precisa apresentar as seguintes características:
- Dificuldade de pegar no sono ou ter dificuldade de se manter dormindo por um tempo e quantidade de horas suficiente para ter um sono restaurador.
- Apresentar as dificuldades que foram descritas acima, mesmo havendo um tempo suficiente e as condições ideais para se conseguir dormir.
- A ausência do sono restaurador é capaz de tornar o paciente bem improdutivo durante o seu dia.
Se o indivíduo não apresentar essas 3 características, ele provavelmente não tem insônia. Por exemplo, os indivíduos que dormem poucas horas na noite, mas mantêm-se plenamente produtivos ao longo do seu dia não são insones.
Também é bem importante distinguir a insônia da privação de sono. Pacientes com privação do sono são aqueles que querem dormir, mas não conseguem por inúmeros motivos que variam desde um ambiente barulhento, um ambiente desconfortável ou muito claro, até a impossibilidade de dormir por questões que são profissionais. A principal diferença entre a insônia e a privação do sono é o fato de que, no segundo caso citado, o paciente consegue dormir caso lhe seja dada essa oportunidade.
Outra situação que não é considerada como insônia são os casos de algumas pessoas que têm o seu ritmo circadiano (relógio natural) diferente do habitual, sendo assim produtivas durante a noite e sonolentas durante o dia. Estes indivíduos também não são os insones, pois, durante a manhã e parte da tarde, eles conseguem dormir um sono que é restaurador a ponto de estarem novamente produtivos durante o período da noite.
Tratamento
Inicialmente, o tratamento para insônia é feito com terapia comportamental, incluindo também educação sobre a higiene do sono e técnicas de relaxamento. Conheça o Sonofix.
Algumas dicas ajudam a melhorar a sua insônia:
- Conhecer os hábitos de higiene do sono.
- Não vá para sua cama sem estar com sono.
- Use a cama apenas para poder dormir. Evite comer, mexer no seu computador ou ver TV na sua cama.
- Se após 20 minutos deitado, você não conseguir adormecer, levante-se e vá fazer alguma atividade mais relaxante, como ler ou ouvir música mais calma.
- Se não estiver tendo sono, evite ficar na claridade. O excesso de luz dificulta a chegada do sono.
- Procure sempre acordar todos os dias na mesma hora, mesmo nos finais de semana.
- Ao acordar, se já tiver amanhecido, levante-se logo da cama, mesmo que ainda esteja com sono. Isso facilitará o sono chegar à noite.
- Não tire cochilos durante a tarde.
- Pratique as atividades físicas ao longo do seu dia, porém evite esforços durante a noite.
- Encontre as formas de relaxar à noite. Banho quente, massagens, leitura, meditação ou yoga podem ajudar. Alguns pacientes referem melhora com a acupuntura.
- Não deixe relógios por perto, para que você não fique sempre olhando para a hora o tempo todo.
- Entenda que a ansiedade também por não conseguir dormir torna o ato de dormir ainda bem difícil.
- Não leve os problemas não resolvidos ao longo do dia para sua cama.
Este artigo foi produzido pelos redatores Cultura Brasil e Combata Dengue