O ser humano tem a necessidade de se comunicar. Comunicar é o ato de tornar uma mensagem compreensível para outras pessoas, para que seja possível estabelecer algum nível de relação. Com isso, e o desenvolvimento, os seres humanos conhecem variados tipos de linguagem, como a poética, jornalística, verbal e a comunicação visual.
A comunicação visual é a que mais tem alcance nos dias de hoje, devido ao aumento do mercado publicitário.
Nesse cenário, uma boa comunicação tem grande importância na estratégia de marketing das empresas e estão presentes desde os pequenos detalhes, como papeis timbrados (que possuem logotipo da empresa) até grandes propagandas como outdoors.
Neste artigo abordaremos sobre comunicação visual em lojas e o processo de fidelização de clientes por meio dela.
Como atrair o público com os elementos visuais?
A comunicação visual consiste no uso de muitos elementos como:
- Cores;
- Formas;
- Placas;
- Padrões.
Esses componentes, aliados a uma estratégia, como desenvolvimento de embalagens em sacola de papel kraft pequena com logotipo, adesivos, outdoors e publicações em redes sociais permitem que a empresa aumente seu alcance, suas vendas e seus lucros.
Abaixo falaremos sobre alguns pontos que podem ser importantes em uma loja e que fazem parte da comunicação visual.
1. Vitrines e comunicação
Nem todas as lojas possuem vitrines, mas elas são essenciais para atrair os clientes para o seu produto e para o seu serviço.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma boa vitrine, isto é, organizada e atraente, pode aumentar as vendas em até 40%.
Para montar uma vitrine adequada, é importante levar em consideração seu público, o seu produto e a utilização adequada de elementos como cores, luzes e mensagens.
Para isso, a maioria dos adesivos que podem ser usados nas vitrines podem ser realizados por uma grafica rapida.
Assim, a vitrine tem de ser um convite de entrada para a sua loja, para que a compra seja efetuada.
2. Trabalhe com eventos e promoções
Uma outra forma de usar a comunicação visual e engajar o seu público é promover eventos e promoções. Isso acontece tanto em situações especiais como uma forma de aumentar o alcance da marca.
Isso é possível com a publicação de posts em redes sociais, panfletos, produção de vídeos, sorteio ao vivo com transmissão pela internet. Para isso, planeje a data e o cronograma e trabalhe com todos os artificios.
Fidelização do público por meio da comunicação
Fidelizar, significa atrair os clientes e torná-los fiéis ao público e podem se realizados por diversos elementos, como o uso de brindes personalizados e uma entrega eficiente.
As entregas tem sido uma forma boa e precisa de fidelizar o público, ainda mais em um ambiente comercial que trabalha cada vez mais com o online, no chamado e-commerce.
A fidelização por meio das entregas ocorre por meio de diversos elementos, como entregas no prazo que foi passado pelo cliente, o atendimento pós-entrega e feedback sobre o serviço.
A fidelização sempre decorre de um bom relacionamento com a empresa, que vai do atendimento com o público, a seleção de fornecedores de chapas de papelão ondulado para produção de embalagens adequadas e a entrega garante que o cliente sempre volte, todas as vezes que a sua necessidade existir.
A relevância da estratégia de fidelização é importante pois os clientes fiéis ajudam na compra de produtos e no atendimento da expectativa.
Clientes satisfeitos produzem bons indicadores e depoimentos sobre o serviço, consequentemente, isto permite um aumento de confiança e de relacionamento com o cliente e o público, gerando um aumento de vendas.
Assim, a entrega é uma forma objetiva e direta de relacionamento entre cliente e empresa, afinal, é o momento do ciclo final de todo o processo de venda.
Para que a entrega seja eficiente, é importante que a empresa conheça seu quadro logístico, que vai do preenchimento do talão pedido até a entrega na casa do cliente.
Desse modo, há alguns pontos importantes para que a entrega seja mais eficiente:
- Traçar rotas principais;
- Monitorar a operação;
- Usar máquinas atualizadas e novas;
- Terceirizar o transporte.
Do mesmo modo, para que a entrega seja uma experiência boa para o cliente é preciso:
- Processos automatizados;
- Permitir ao cliente o acompanhamento da carga (rastreio);
- Cumprir todos os prazos;
- Ter atendimento após a entrega.
Assim, vimos que para uma loja, a comunicação visual é essencial para a fidelização dos clientes e para que a marca alcance outros públicos. Do mesmo modo, mostra-se essencial ter planejamento na realização das atividades para conquistar o público.